Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024 – A 25ª edição do Festival de Verão se destacou não apenas pelas atrações, mas pelo êxito na correta destinação de cerca de 4 toneladas de resíduos para reciclagem - o dobro do montante registrado na edição de 2023. O resultado positivo faz parte das iniciativas sustentáveis conduzidas pela Coca-Cola Brasil, em parceria com o fabricante da região, Solar Coca-Cola, que levaram ao evento a Tenda Sustentável.
Com o apoio de 60 catadores da Cooperativa de Coleta Seletiva,
Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET) foi possível fazer a
correta coleta e destinação dos materiais recicláveis. No local, além do
público poder acompanhar em tempo real o processo de separação, era também
possível trocar resíduos plásticos por brindes exclusivos e experiências da
marca.
“Essa ação não seria possível sem o apoio dos nossos parceiros
e, claro, o engajamento do público. E estamos orgulhosos do resultado alcançado
neste ano”, destaca Katielle Haffner, Diretora de ESG para Brasil e Cone Sul da
Coca-Cola. “Apoiamos ao longo do ano alguns festivais e, cada vez mais,
queremos levar iniciativas como a Tenda Sustentável, inclusive para ampliar a
conscientização sobre a importância da economia circular e, claro,
contribuir com a inclusão produtiva de catadores por meio da geração de renda.
Reforço que, ações como essa, fortalecem o nosso objetivo de contribuir para um
futuro mais sustentável e está alinhado a nossa visão de um Mundo Sem Resíduos;
no qual temos, entre as metas, dar destinação adequada a 100% das embalagens
que colocamos no mercado até 2030”, finaliza a executiva.
Além de fortalecer a conexão e conscientização dos consumidores,
a Tenda Sustentável instalada traz o protagonismo para os trabalhadores de
reciclagem e minimiza os impactos ambientais. Os pilares são trabalhados também
por meio do Recicla Solar, programa de fomento ao desenvolvimento da cadeia da
reciclagem da Solar Coca-Cola, com apoio da Coca-Cola Brasil, para a ampliação
da coleta e reciclagem de PET contribuindo para a visão de um Mundo Sem
Resíduos da The Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a
“A Solar vem construindo um caminho sólido de iniciativas de
responsabilidade social na Bahia, desde nosso incentivo às empreendedoras
baianas com o Meu Negócio é Meu País, o apoio a ambulantes durante o Natal e no
Festival da Virada, até a participação do Recicla Solar no Festival de Verão
2024. Acreditamos que unir a energia positiva desse evento, – onde as pessoas
vivem momentos de diversão e lazer –, com o propósito de conscientizar sobre o
consumo e descarte correto dos resíduos gerados pelo Festival, é uma
oportunidade de potencializar a mensagem da economia circular e da geração de
renda, selando nosso compromisso com a promoção de um mundo melhor, e
reafirmando nosso comprometimento com esse Estado”, explica Fernanda Raizama,
diretora regional da Solar Coca-Cola.
Segundo a diretora, nos últimos três anos, o projeto Recicla
Solar coletou 20 mil toneladas de resíduos e atualmente está em oito estados
brasileiros. A meta para 2025 é coletar mais 15 mil toneladas de resíduos,
chegando às 35 mil toneladas.
MÚSICA & ENTRETENIMENTO
Coca-Cola também marcou a programação do festival, com sua
plataforma musical, a Coke Studio, que voltou ao Festival de Verão. Assinando a
programação do Palco Rua, desta vez recebeu encontros inéditos de DJs e
artistas baianos, com nomes como: A Dama, O Kanalha, Illy e Filhos de Jorge. A
marca ainda levou ao evento um tobogã exclusivo, que garantiu diversão e
experiências únicas aos participantes.
Sobre o Recicla Solar
Para somar esforços ao
compromisso World Without Waste, a Solar Coca-Cola, com o apoio da Coca-Cola
Brasil, lançou, em 2021, o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente
a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo na região de
atuação da Solar Coca-Cola. O programa visa estimular a cadeia de reciclagem,
contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com
centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET pós-consumo
em Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Rio Grande
do Norte, com projetos de expansão para mais dois estados. Os resultados já
mostram o fortalecimento da economia circular: ao todo, nos últimos três anos,
mais de 20 mil toneladas de resíduos foram coletadas, e pelo menos 23% da
produção de PET da Solar já utiliza resina reciclada nas embalagens. Até 2025,
a meta é alcançar a coleta de 35 mil toneladas de resíduos com destinação
correta garantida.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes
do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz
parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua,
operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e
parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores
empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil
colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350
produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos
de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança
25 milhões de lares em todo país.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua
em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes
— com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem
açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes
franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com
Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários.
A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de
destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A
Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar
adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento
econômico e social das comunidades onde atua.
Postar um comentário