VALE EM FOCO

Suba 100 de ciclismo acontece neste final de semana em Santa Teresinha

 

Evento movimenta economia da cidade do interior da Bahia com previsão de mais de 1500 atletas

 

Uma das mais tradicionais provas de mountain bike do país volta a acontecer no município baiano de Santa Teresinha neste final de semana. O Suba 100 Challenge XCM irá reunir mais de 1500 competidores da Bahia e de mais 12 estados do Brasil, que são colocados à prova pelas suas capacidades físicas e técnicas de pilotagem, além da resistência mental. Durante mais de 160 km de extensão, o trajeto da prova conta com trilhas estreitas agregadas às curvas desafiadoras em um cenário único da Serra da Jiboia.

  

Dividida em três categorias, Suba 100 milhas, Suba 100, Suba 50 e Suba 30, a prova mais completa terá um percurso com altimetria acumulada superior a quatro mil metros. Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a competição, que é realizada desde 2015, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), Secretaria do Turismo e o programa de incentivo ao esporte FazAtleta.  

 

As primeiras provas acontecem neste sábado (27), a partir das 8h, com a largada na Praça Central do Município, com os atletas do Suba100 milhas, que deve reunir os principais nomes do ciclismo brasileiro. No domingo (28), serão disputadas, a partir das 8h, as demais provas, podendo ser disputadas em duplas ou solo. Esta última variação é uma novidade com relação aos anos anteriores. Durante os dias do evento, a programação contará também com food trucks, música e uma feira de produtos e acessórios de bike. 

 

Economia – Segundo o último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Teresinha tem pouco mais de 10 mil habitantes e oferece uma rede hoteleira pequena. Apesar disso, a cidade, que já é conhecida como a “capital baiana dos esportes de aventura”, se prepara para receber mais de mil atletas, por volta de 10% da sua população. De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a prova de ciclismo aquece a economia local no segmento de restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

  

 “O Suba 100 já é uma tradição. Nós, da Sudesb, que apoiamos a prova desde a sua primeira edição, em 2015, ficamos muito contentes quando vemos um número grande de público e de participantes, de todas as idades e gêneros, praticando e se encantando por uma modalidade esportiva. O legado dessa competição também reverbera na geração de emprego e renda para o município e região”, disse Vicente Neto. 

 

Ascom Sudesb 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem