VALE EM FOCO

Papo Diário: O Modelar das peças da saúde bucal infantil

A Odontóloga Infantil, mais conhecida como “Doutora Princesa”, pela maioria dos seus pacientes, nos esclareceu quais são os cuidados que os papais e as mamães devem ter com a dentição das nossas crianças.  
Por Emaísa Lima

Você sabia que é possível, pela sua boca, por meio dos seus dentes, descobrir uma infinidade de outras doenças presentes em ti? Fazes visitas regulares ao Ondotólogo (Dentista) ou apenas quando aquela dor a qual incomoda e lateja? O porquê vos perguntamos isto? Veja a resposta abaixo!

Pois o homem precisa entender que desde o tempo em que ele se encontra na barriga de sua mãe, até a sua vida adulta, que a sua arcada dentária vai mudar e requererá muitos cuidados, para garantir que a sua dentição vai crescer forte e saudável.

Para esclarecer mais sobre a dentição infantil que o Papo Diário, trouxe a Cirurgiã Dentista, Clínica Geral Adulto e Infantil, com Especialização em Saúde Pública e Saúde da Família (em andamento) pelo Centro Goiano de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação (CGESP), Josenice Lima de Araújo, mais conhecida como Dra. Josy Lima ou ‘Doutora Princesa’ por alguns de seus pacientes mirins.

É importante, nobres leitores, que não nos esqueçamos dos cuidados: escovar os dentes diariamente, ter uma alimentação saudável e comer menos açúcares. Sem mencionar que devemos visitar o Dentista, periodicamente, não apenas quando se tem dores ou quaisquer outros incômodos dentários.

[PAPO DIÁRIO: PD] Dentre a sua atuação profissional, em especial, na Área Infantil, quando se é necessário realizar a primeira consulta odontológica?

[JOSY LIMA: JL] Inicialmente é de fundamental importância que os pais levem os filhos ao Dentista ainda bebês, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes, pois, é na consulta inicial que serão esclarecidas muitas dúvidas com relação à higiene bucal do bebê no momento da erupção dos primeiros dentes.

Aconselhamento sobre ter uma dieta saudável e quais são os hábitos nocivos ao desenvolvimento da dentição decídua também são repassados aos pais na primeira consulta.

No mais, o contato precoce da criança com o profissional cria um vínculo e faz com que se desenvolva uma relação de confiança entre família, profissional e paciente.

[PD] Existem, se podemos fazer uma lista, por favor: dos cinco hábitos prejudiciais a dentição infantil?

[JL] Dentre os hábitos deletérios mais comuns na infância podemos destacar: a sucção de chupetas, mamadeiras ou o próprio dedo (hábitos de sucção não nutritivos); hábitos posturais, como a interposição lingual; respiração bucal; onicofagia (hábito de roer unhas) e o bruxismo (hábito de ranger os dentes). Em muitos casos faz-se necessário o tratamento multiprofissional envolvendo além do Dentista da criança, um Psicólogo e um Fonoaudiólogo.

[PD] Quando os papais precisam ficar atentos, levando ao Dentista, para combater os problemas, na questão da falta de cuidados durante a dentição de leite nos pequenos?

[JL] Os pais ou outros responsáveis devem sempre realizar a escovação da criança para garantir que esta seja corretamente executada, ao notar manchas na superfície dental, inchaços ou sangramentos gengivais, dentre quaisquer outras alterações que envolvam as estruturas da cavidade oral, deve-se marcar uma consulta com o dentista da criança imediatamente.

É importante também que a última escovação do dia (antes de dormir) não seja negligenciada, muitas crianças se alimentam e acabam dormindo sem escovar os dentes, e é justamente, no período da noite em que o fluxo salivar diminui, deixando a boca mais seca, dessa forma facilitando a proliferação de bactérias e futuramente poderá resultar em cáries, halitose entre outras desordens bucais.

[PD] Sabemos que vocês lidam com os pacientes que estão desde bebê até a juventude, mas a senhora poderia nos explicar do que se trata o pré-natal odontológico?

[JL] O pré-natal odontológico é o momento em que a mãe tem de cuidar da própria saúde bucal e ao mesmo tempo cuidar para que tenha uma gestação e parto tranquilos. Durante a gravidez, devido fatores como alterações hormonais, náuseas, mudança da rotina alimentar, a mulher está suscetível a várias alterações bucais como gengivite, periodontite, desenvolvimento de cáries e erosão dentária.

As dores provocadas por uma cárie profunda, por exemplo, podem aumentar a produção de hormônios relacionados ao estresse, como adrenalina e cortisol, que podem ser prejudiciais ao feto. As bactérias provenientes de uma gengivite ou periodontite podem, através da circulação sanguínea, afetar o bebê fazendo-o nascer prematuro e/ou com baixo peso. Daí a importância da realização do pré-natal odontológico.

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, dos cuidados com a dentição infantil?

[JOSY LIMA: JL] Para que a criança cresça com um sorriso saudável é necessário que os pais adotem desde cedo o hábito de praticar a rotina de higiene oral com uso de fio dental, escova macia e creme dental com flúor (na quantidade recomendada pelo dentista), até que a criança perceba que esse momento pode ser prazeroso. A princípio pode parecer complicado, porém devemos pensar que é uma atribuição dos pais cuidar da saúde da criança como um todo, e nesses cuidados inserir a atenção à saúde bucal.

A visita ao Cirurgião Dentista deve ser um hábito incluído na rotina de cuidados com a criança desde os primeiros meses, para garantir que todas as dúvidas sejam sanadas. Uma dieta rica em nutrientes constitui fator fundamental para o desenvolvimento de dentes fortes e saudáveis, convém realizar substituição de alimentos açucarados como achocolatados, biscoitos recheados, bebidas açucaradas e aciduladas como os refrigerantes, salgadinhos industrializados entre outros, por alimentos com alto valor nutricional.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem