VALE EM FOCO

Racista, homofóbico, misógino?



Pensou em Jair Bolsonaro? Mas não é dele que iremos falar, e sim da gestão do PC do B em Juazeiro. Surpreso? Há muito tempo que o discurso de defesa das minorias não cola mais, é apenas jogo de retórica para animar a militância, na prática eles são tão misóginos, homofóbicos e racistas quanto qualquer extremista de direita.

Quando o PC do B assumiu a prefeitura de Juazeiro em 2009, as políticas de afirmação ou de compensação estavam em alta no governo de Lula, os municípios somente as reproduziam na sua totalidade, inclusive o partido em Juazeiro nunca teve um projeto para governar a cidade, teve a sorte de ter um governo federal com recursos e políticas públicas em pleno vapor.


Na gestão de Isaac Carvalho (2009 a 2012) o partido não teve um negro, um homossexual e uma mulher para disputar com chances uma vaga na Câmara de Vereadores. Assim como no secretariado também não tinha um negro, um homossexual, e a única mulher que teve foi Maria José (PC do B), mas logo saiu para dar lugar a um homem.

Durante a gestão de Isaac Carvalho (2013 a 2016) novamente é marcada pela ausência de nomes com trajetórias nos movimentos LGBT e Negro, e com pouca participação de mulheres, além de Célia Regina (PT) teve também contadora Zalitéa Mendes, com rápida participação.

No mandato de Paulo Bomfim (2016 a 2020), eis de novo a ausência de um homossexual, de um negro, embora tenha três mulheres como secretárias, todas são partes de acordos políticos, e não da compreensão do protagonismo sociopolítico da mulher. Na disputa por uma vaga na Câmara, mulheres guerreiras do partido: Maria José, Lorena Pesqueira, Carmem da Maniçoba, Poliane, foram preteridas por Hélio, Alex Tanuri, Reinaldo Sabino e Anastácio.

Crescemos em sociedades onde os padrões patriarcais, racistas, misóginos estão enraizados de tal maneira que nos amarram os pés e sem nosso esforço por soltar-nos será impossível avançar. Esses padrões nos ditam normas, uma pauta a seguir que somos incapazes de questionar.



Opara

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem