Peço a sua ajuda para denunciar um processo de desorganização institucional que vem acontecendo no SAC JUAZEIRO e que vem pessoalizando os usuário dos serviços ofertados.
Eu, assim como muitas outras pessoas, tento a um bom tempo renovar minha identidade. Para isso, acordo bem cedo e vou enfrentar a fila no shopping de Juazeiro.
Acontece que fui surpreendido com a seguinte situação: É criado duas filas, uma preferencial e outra comum. Na distribuição de senhas, um total de cinquenta, primeiro são dadas TODAS para os preferenciais e caso sobre alguma, estas serão destinadas as pessoas que não se encaixam no referido quesito preferência. Em seguida eles são colocados em uma fila única, os prioridades na frente dos demais.
Em qualquer instituição particular ou pública, seja em lojas lotéricas ou em bancos e demais órgãos governamentais, é criada no mínimo duas filas, com dois caixas que ATENDEM EXCLUSIVAMENTE os dois grupos de pessoas: uma para os preferencias e outra para o restante da população. Acontece que lá TODAS SÃO DADAS PARA OS PREFERÊNCIAIS, que são colocados na nossa frente, e o restante para os demais caso venha a sobrar alguma. Ocorre que, mesmo madrugando e esperando o shopping se abrir as 8:30, não se tem a garantia de que você vai conseguir o atendimento, valendo a máxima : os primeiros são os últimos e os últimos são os primeiros! Para piorar a situação, a gerente entende que QUALQUER CRIANÇA DE ATÉ 16 ANOS DE IDADE PODE FICAR NA FILA PREFERÊNCIA, contrariando a lei da acessibilidade que diz:
“A Lei nº 10.048/00 :
Art 1: “As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as PESSOAS ACOMPANHAS DE CRIANÇA DE COLO terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.
Essa situação vem levando muitos a tentarem, sem sucesso, renovar sua identidade (SENDO MUITO COMUM ENCONTRAR PESSOAS QUE MADRUGARAM ATÉ TRÊS VEZES NO REFERIDO ORGÃO) haja vista que o mesmo estruturou o atendimento só para as prioridade e para aqueles que eles entendem como prioridades, renegando o restante da população a uma eventual sorte. Foi ventilado entre os hoje já conhecidos colegas de fila que, depois de várias tentativas frustradas, passaram a “ TRAZER CRIANÇAS EMPRESTADAS” visando encontrar a tão sonhada chance de ser atendido. Mesmo diante de vários do protesto, nada é feito e os administradores se eximem de resolver a problemática alegando que a ordem ou desordem vem de uma estrutura superior, sem especificar qual é, e informam que eles não podem fazer nada!
O que foi dito é facilmente constatado todas as manhas, já que a maioria madrugada no referido local- Hoje, um dos dos poucos atendidos chegou as 2 da manha! A outra fila que possui crianças de colo, idosos, deficientes e CRIANÇAS DE ATÉ 16 ANOS começa a se formar na hora do atendimento, posto que a população começou a se organizar em cima da desorganização: PRA QUE MADRUGAR, JÁ QUE BASTA IR COM QUALQUER CRIANÇA QUE PASSARÁ FACILMENTE NA FRENTE DOS DEMAIS?!
Eu e os demais colegas não somos contra o exercício do direito das pessoas com prioridade. Somos contra a desorganização que ataca diariamente direitos coletivos do restante da população e que é de fácil solução.
Para o órgão eu faço a seguinte pergunta: Porque não separar um caixa exclusivo para as prioridades e um exclusivo para os demais, agilizando o atendimento? Mesmo colocando as prioridades na frente dos demais, porque não colocar um número x de fichas para as prioridades e um número Y para os demais atendimentos?
Quando foi inaugurado o SAC Juazeiro, O GOVERNADOR RUI COSTA fez a seguinte declaração: “A unidade vai oferecer mais dignidade, conforto e facilidade de acesso, reunindo em um espaço maior órgãos de cidadania, inclusive do município, para melhor atender a população. É bom destacar que, além de melhorar os serviços prestados, os atendimentos serão ampliados nesta nova sede” SINTO MUITO GOVERNADOR, MAS ESSE OBJETIVO ESTÁ MUITO LONGE DA REALIDADE.
Marcelo Augusto Sousa Andrade
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