Ainda em comemoração ao mês da mulher, a Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro (BA), realizou nesta sexta-feira (15), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), um plantão de saúde para mulheres em situação de prostituição.
O evento que aconteceu na sede da Pastoral da Mulher, localizada no bairro Alagadiço, em Juazeiro, ofereceu informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, através de uma roda de conversa e realização de exames preventivos.
O objetivo é informar as mulheres sobre as infecções sexualmente transmissíveis e também prevenir o câncer do colo uterino, através da detecção de lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
A atividade que é resultado de uma parceria entre o Colegiado de Enfermagem da Univasf, sob a orientação da professora Sheila Sued, a Unidade Básica de Saúde do Alagadiço e a Pastoral da mulher, será realizada uma vez por mês gratuitamente.
"A ação tem importância à medida que damos voz para essas mulheres falarem e esclarecerem suas dúvidas em saúde da mulher e por facilitarmos o acesso delas a uma medida preventiva para o câncer do colo do útero, que é um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil", destaca a enfermeira e professora da Univasf, Sheila Sued.
Uma mulher atendida pela Pastoral, que prefere não se identificar, também expressou sua opinião sobre a ação. "O exame é importante para evitar as doenças, detectar no início e não passar para o parceiro e as mulheres devem fazer todo ano".
Para Fernanda Lins, coordenadora da Pastoral da Mulher, "a atividade demostra a preocupação da instituição na prevenção à saúde da mulher, através da orientação sobre as doenças e a viabilização de exames, tendo uma boa aceitação por mais de 20 mulheres que receberam o serviço na tarde do dia 15."
Josenaldo Rodrigues
Postar um comentário