O distrito de Juremal, 40 km de Juazeiro, receberá entre os dias 20 e 22 de outubro, o III Festival do Doce de Leite, na Praça Manoel Gonçalves Neto. Com a proposta de organização e padronização do produto para a comercialização, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), promovem mais um festival na localidade.
O doce de leite de Juremal é fabricado de forma artesanal, produzido há cerca de um século, passado de geração a geração e representa a principal fonte de renda para várias famílias. “A realização do Festival do Doce de Leite reúne ferramentas de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP.
O III Festival do Doce de Leite terá também a presença de outros municípios da região como Uauá, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e contará ainda com vasta programação cultural. O evento é um instrumento capaz de inserir as doceiras, os produtores de leite e outros comerciantes afins, num contexto comercial mais amplo.
“O Festival do Doce de Leite já consolidado no município, tem o objetivo de diversificar e divulgar os produtos fabricados a partir do leite de cabra e vaca, além de proporcionar aos produtores de Juremal e demais distritos de Juazeiro oportunidades de capacitação, negociação e divulgação de suas iguarias e conquistar novos consumidores”, observou o titular da ADEAP, Tiano Felix.
A comissão organizadora do festival, através dessa iniciativa vem buscando transformar o distrito em um centro de referência de resgate da culinária artesanal dos antigos moradores, promovendo a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, objetiva proporcionar o desenvolvimento do turismo rural e o fortalecimento da comercialização dos produtos da agricultura familiar.
O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, CESOL, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e UNIVASF.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP