VALE EM FOCO

Juazeiro tem gestão fiscal em dificuldade; aponta Firjan 2019



Apenas quatro municípios baianos atingiram o nível de “gestão de excelência” no índice Firjan 2019. Estão na lista seleta as cidades de Salvador, que é também primeira entre as capitais, Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Barrocas, na região sisaleira, e Feira de Santana. As quatros atingiram níveis superiores a 0,8 ponto, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFJF) que foi lançado nessa quinta-feira (31). A pontuação vai de 0 a 1. As quatro cidades mais bem avaliadas representam 0,9% do total dos 417 municípios do estado.


A lista com as dez cidades com melhor ranking de gestão são pela ordem Salvador, Candeias, Barrocas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Alagoinhas, Coribe, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Ibirapuã. Já Juazeiro, amarga a posição 138º na Bahia, 2969º no ranking nacional, ficando atrás de Curaçá, Sobradinho e Sento Sé, estando assim classificada como município onde a gestão está em dificuldade ao contrário do que o prefeito da cidade passa para seus munícipes.

Abaixo da linha de “gestão de excelência”, com números superiores a 0,8, a classificação coloca no conceito “boa gestão”, as cidades que obtiveram resultados entre 0,6 e 0,8. Neste caso, são 35 municípios, porcentagem de 8,4% do estado. 

A metodologia do IFGF considera os quatro indicadores citados, em que a pontuação adotada varia de 0 a 1 ponto: quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município. Com base neles, cada cidade é classificada nos conceitos:

. Gestão de Excelência - resultados superiores a 0,8 ponto.
. Boa Gestão - resultados entre 0,6 e 0,8 ponto.
. Gestão em Dificuldade - resultados entre 0,4 e 0,6 ponto.
. Gestão Crítica - resultados inferiores a 0,4 ponto.









Vale em Foco, texto adaptado

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem