Uma tragédia foi registrada neste domingo (25) na região do Sítio Coelho, localizada no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com as primeiras informações, uma criança, de 3 anos de idade, morreu após se engasgar com um caroço de umbu. A criança chegou a ser socorrida após o engasgamento, mas não resistiu.
O caso reacende o alerta para os riscos de engasgamento em crianças, especialmente durante o consumo de frutas com caroços, comuns na região. Especialistas destacam a importância de pais e responsáveis conhecerem a manobra de desengasgo, técnica de primeiros socorros que pode salvar vidas.
O técnico de enfermagem Lailson Silva explicou que, em casos de engasgamento, é fundamental agir com rapidez e manter a calma.
“Quando a criança não consegue falar, respirar ou tossir, isso indica obstrução total das vias aéreas. Nessa situação, é preciso iniciar imediatamente a manobra de desengasgo adequada para a idade, como as tapotagens nas costas e compressões abdominais, enquanto o socorro é acionado. A ação rápida pode ser decisiva para salvar uma vida”, destacou.
A orientação é acionar imediatamente o serviço de emergência ao perceber sinais de engasgamento grave, mantendo a criança sob observação até a chegada do atendimento especializado.
O Blog Vale Em Foco se solidariza com familiares e amigos neste momento de profunda dor.

Postar um comentário