Vinhos do Vale do São Francisco garantem Ouro e Prata em rigoroso concurso no Sul do país


Quatro vinhos do Sertão nordestino conquistaram medalhas no Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles, concurso de vinhos que ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves (RS). O Espumante Terranova Moscatel recebeu Medalha de Ouro e os rótulos Miolo Testardi, Garziera Resiliente Corte I e o Frisante Rio Valley Moscatel Rosé receberam medalhas de Prata.

O evento avalia e premia exclusivamente bebidas brasileiras sob os critérios e organização do Concours Mondial de Bruxelles (CMB), um dos mais respeitados concursos de vinho e bebidas espirituosas do mundo. As degustações foram realizadas por um corpo internacional, formado por 35 jurados do Canadá, Estados Unidos, Peru e Bélgica, além de enólogos, sommeliers e master blends brasileiros. Foram avaliadas 486 amostras de vinhos e cachaças de todas as regiões produtoras do Brasil.

Recebemos os resultados com muita alegria. São premiações que consolidam o Vale do São Francisco como terroir que une qualidade, diversidade e singularidade; e também chancelam nossa entrada em novos mercados, inclusive internacionais”, comenta o diretor executivo do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), Rodrigo Fabian.

O gestor também demonstra satisfação com o excelente momento vivido pela região produtora, que celebra ainda aumento nas exportações de vinhos e espumantes finos, participação em eventos de renome como ProWine São Paulo e certificação dos rótulos na IP Vale do São Francisco. “Estamos finalizando 2025 com a certeza de que nossa região está só iniciando sua melhor fase”, adiciona.

Critérios

O Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles aceita apenas bebidas devidamente registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e exige, para cada inscrição, um laudo técnico emitido por laboratório credenciado, atestando a pureza e a conformidade sanitária da amostra. As degustações seguem o mesmo rigor adotado pelo CMB: provas conduzidas às cegas, em ambiente controlado, com total foco dos jurados. As avaliações e comentários obrigatórios são consolidados em tempo real por um avançado sistema de inteligência artificial desenvolvido especialmente para o concurso.

Em conformidade com as normas internacionais do CMB, apenas cerca de 33% dos produtos participantes recebem medalhas — sendo entre 3% e 5% contemplados com a Grande Medalha de Ouro, além das distinções de Ouro e Prata, concedidas conforme a pontuação alcançada. Os vencedores recebem ainda diplomas que identificam o produto, a safra e o tipo de premiação. Essa limitação, que reconhece somente os rótulos mais bem avaliados, assegura o prestígio e a credibilidade de cada medalha atribuída. Mais informações sobre o Vinhovasf podem ser obtidas no link.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem