A Escola Municipal Santo Antônio, localizada no NH3, distrito de Itamotinga, realizou nessa terça-feira (18), a Acolhida Ambiental, uma iniciativa voltada à sensibilização e conscientização dos estudantes sobre preservação, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. A atividade foi uma parceria entre o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a coordenação escolar, integrando o conjunto de ações permanentes de educação ambiental desenvolvidas pela pasta.
A programação envolveu diversas apresentações culturais e educativas, incluindo a participação do personagem Papa Pilha, que reforça a importância do descarte correto de pilhas e baterias. As crianças também apresentaram um jogral temático sobre questões ambientais, teve dança, música e até a presença simbólica da Ararinha-azul, que encantou e chamou a atenção dos alunos para a proteção da fauna local.
A estudante Júlia Lara, do quarto ano, destacou o quanto aprendeu durante as atividades. “O projeto sobre a educação ambiental fez com que a gente aprendesse muitas coisas, como a reciclar, a jogar o lixo no lugar certo e também a se preocupar e buscar soluções para todos os problemas”, afirmou.
Para a professora Erlândia Maria Pereira, a iniciativa tem papel fundamental no desenvolvimento crítico dos estudantes. “Percebemos que momentos como este são de suma importância para o conhecimento dos alunos e promoção da sensibilização de todos”, explicou. Complementando a avaliação, o coordenador pedagógico Carlos Camilo reforçou o impacto das ações realizadas. “Nossos estudantes desenvolveram diversas atividades na promoção de sensibilizarmos a todos, primando sempre pela busca de soluções frente aos diversos problemas ambientais encontrados em nosso município”, disse.
A Supervisora de Educação Ambiental da SEMA, Lusilêna Pires, reforçou a relevância da iniciativa no contexto escolar. “A Acolhida Ambiental é um momento essencial para despertar nas crianças o olhar responsável sobre o meio ambiente. Quando aproximamos educação, cultura e prática sustentável, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para cuidar da nossa cidade e dos nossos recursos naturais”, destacou.
A iniciativa será levada a outras unidades escolares, fortalecendo a formação ambiental nas comunidades de Juazeiro.
__________
Texto: Thamires Costa – Ascom PMJ
Postar um comentário