Em outubro, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes internacionais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. As principais mudanças envolvem a conduta diante de casos de engasgo com obstrução das vias aéreas em bebês, crianças e adultos conscientes.
Anteriormente, o protocolo indicava iniciar diretamente com as compressões abdominais (manobra de Heimlich). Agora, a AHA recomenda que as pancadas nas costas precedam as compressões, independentemente da faixa etária. Lembre-se de antes de iniciar os procedimentos acionar o Samu (192)
Bebês (menores de 1 ano): deve-se alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões torácicas com a base da mão, até a desobstrução ou perda de consciência. O bebê deve ser posicionado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça voltada para baixo. Caso perca a consciência, deve-se iniciar a RCP com 30 compressões e duas ventilações. Não introduzir os dedos na boca do bebê se o corpo estranho não estiver visível.
Crianças maiores e adultos: confirmar a obstrução total (sem tosse, som ou respiração), aplicar cinco pancadas firmes nas costas, e, se necessário, alternar com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich), até a saída do corpo estranho ou perda de consciência. Se a vítima desmaiar, deve-se iniciar a RCP tradicional, com compressões torácicas de 100 a 120 por minuto.
A AHA reforça a importância da capacitação em RCP e primeiros socorros, destacando que o aprendizado adequado aumenta significativamente as chances de sobrevivência em emergências.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/B/QmpXliTDGBp8RrC4DEcw/1761577212459616.jpg)
Postar um comentário