Na manhã desta quarta-feira (27), as secretarias de Assistência Social (SAS), Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc), Saúde e Infraestrutura se reuniram para discutir as políticas públicas sobre pessoas em situação de rua.
Além das secretarias, participaram representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD). Técnicos de programas e equipamentos sociais vinculados à SAS, como CREAS, CRAS, CEAM e CAPS, e entidades não governamentais: Associação de Mulheres Rio Pontal, do Instituto Conservador e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
“Reunimos todos esses órgãos com o objetivo de discutir esse problema em nossa cidade, identificar as pessoas em situação de rua e construir um fluxo de atendimento coeso, que permita o monitoramento e a realização de novas intervenções quando necessário”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Eliene Neri Martins.
No encontro foi pactuado a criação de uma comissão que realizará reuniões mensais para fortalecer a comunicação entre os órgãos e ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das pessoas mais vulneráveis.
A secretária reforçou ainda a importância da atuação conjunta: “Gestão municipal, sociedade civil, Polícia Militar e Polícia Civil estarão dialogando de forma permanente, sempre em busca de alternativas e ações para melhor atender essas pessoas que estão sofrendo e enfrentando estas vulnerabilidades”, afirmou Eliene.
A situação envolve crianças, jovens e adultos, o que exige união de esforços para enfrentar o desafio. “Precisamos também do apoio da sociedade, que pode nos ajudar informando sobre novos casos, para que possamos agir com mais rapidez e eficiência”, completou a titular da SAS.
Cinara Marques - jornalista
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande
Postar um comentário