Um dos pioneiros da vitivinicultura do Vale e primeiro prefeito de Lagoa Grande: Jorge Garziera receberá o Título de Cidadão Pernambucano pela ALEPE

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai conceder o Título de Cidadão Pernambucano ao empresário da vitivinicultura e primeiro prefeito de Lagoa Grande, Jorge Roberto Garziera. A entrega da honraria vai acontecer numa sessão solene no Auditório Senador Sérgio Guerra, em Recife, às 18h do dia 4 de agosto. A proposição do Título Honorífico é de autoria do deputado estadual Jarbas Filho.

Natural de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Jorge Garziera chegou ao Sertão pernambucano em 1975, retornando logo após, ao Sul do país. Em 1978 voltou ao vale do São Francisco, onde se instalou definitivamente e casou-se em 1982 com Rose Mary de Oliveira Garziera, com quem teve quatro filhas: Mariella, Julianna, Ana Catharina e Isabela.

“A história de Jorge Garziera em Pernambuco se confunde com o enredo de desenvolvimento do Vale do São Francisco, em especial das cidades de Santa Maria da Boa Vista, onde foi vice-prefeito e, posteriormente, a nossa querida Lagoa Grande, onde ajudou a emancipar. Jorge trouxe do Sul o seu talento para a produção de frutas, da uva e do vinho, além de colocar em prática o seu dom de gestão pública para que a cidade fosse reconhecida mundialmente por seu potencial na vitivinicultura e no enoturismo. Garziera merece todas as homenagens, merece ser cidadão pernambucano”, destacou Jarbas Filho.

Enólogo e Administrador de Empresas, Jorge Garziera realizou uma série de grandes e importantes empreendimentos no ramo da produção de uvas e vinhos nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, gerando empregos e renda para milhares de pessoas em todo Vale São Franciscano.

Como Prefeito, focou em estruturação da cidade sem esquecer os projetos de promoção do desenvolvimento local e regional, transformando Lagoa Grande no que hoje é reconhecida internacionalmente pelo seu potencial vitivinicultor, do enoturismo, e se consolidando como segunda maior região produtora e claro, Capital da Uva e do Vinho de Pernambuco.

A atuação de Jorge Garziera como empresário foi responsável por um dos principais projetos socioeconômicos, a criação do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco trouxe intervenção essencial para o crescimento e desenvolvimento da cidade e do polo produtor de uvas, vinhos, espumantes, frisantes, entre outros produtos, a exemplo da efetivação do enoturismo no Sertão pernambucano.

Foi na gestão de Jorge que a construção da Estrada da Uva e do Vinho, a PE 574, que liga Lagoa Grande à Santa Maria da Boa Vista, passando pelo povoado de Vermelhos e assentamentos da reforma agrária da região, possibilitou a efetivação do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, atraindo empresas, empregos, desenvolvimento e colocação de Lagoa Grande no mapa mundial da produção de vinhos e seus produtos derivados.

"Com uma bonita trajetória de gestor público e empresarial pautados na luta pelo melhor para o povo, Jorge Garziera possui uma história enraizada com a cidade de Lagoa Grande e a região, trabalhando incansavelmente para o crescimento dessa terra. O desenvolvimento da vitivinicultura aqui no Vale do São Francisco deve-se a ele. Essa homenagem de autoria do nosso deputado estadual Jarbas Filho é o reconhecimento de um homem que possui grandes contribuições para o fortalecimento do Vale. Jorge é um baluarte da política que contribuiu fortemente através de políticas públicas e da geração de emprego e renda", relatou o assessor especial de coordenação estratégica da Casa Civil, e ex-prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro.

Fotos: Isael Cordeiro

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem