Moscamed sediará evento científico internacional para discutir novas tecnologias de controle do Aedes aegypti


A Moscamed sediará, entre os dias 04 e 08 de agosto, o “Workshop Regional sobre Novas Tecnologias para o Controle do Aedes aegypti: Sistema de Produção em Massa de Mosquitos”, em sua sede administrativa, localizada no Distrito Industrial, Juazeiro (BA). O evento científico contará com a presença de especialistas da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Jamaica, México, Uruguai e outros países. O Workshop será para convidados, palestrantes e colaboradores.


O evento é uma realização da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Moscamed. O objetivo do encontro é capacitar os países participantes sobre as tecnologias de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com ênfase na Técnica do Inseto Estéril (TIE).


A TIE é um método de controle biológico que consiste na liberação, em quantidade significativa, de insetos estéril em uma determinada área. No processo de criação desses mosquitos em laboratório, os machos são esterilizados com radiação, ou seja, tornam-se inférteis. Quando liberados na área, buscam fêmeas selvagens e, ao acasalarem, não ocorre reprodução. Com isso, a população do mosquito tende a diminuir. Durante o workshop, essa técnica será o centro das discussões.


Na programação do evento, especialistas da AIEA, OPAS/OMS e Moscamed apresentarão aspectos que envolvem a produção, esterilização, liberação e monitoramento de mosquitos estéreis, por meio de palestras teóricas e práticas, fortalecendo a cooperação técnica entre os países participantes.



A realização do workshop em Juazeiro destaca a Moscamed como referência científica e tecnológica na criação de mosquitos estéreis, sendo a única biofábrica no país a realizar a produção massiva desses insetos por meio da TIE. Essa ferramenta foi adicionada, em setembro de 2024, ao plano de ação de controle da dengue e arboviroses no país, pelo Ministério da Saúde. Durante os cinco dias de evento, o município baiano liderará discussões científicas sobre essas novas tecnologias de controle do Aedes.


Para o diretor-presidente da Moscamed, Jair Virginio, sediar esse workshop será uma oportunidade ímpar. “O evento reforça a importância da inovação científica aplicada à saúde pública, apresentando a TIE como uma tecnologia  para controle do Aedes. A realização em Juazeiro, com a infraestrutura da Moscamed, assegura um ambiente ideal para trocarmos conhecimentos e realizarmos a capacitação técnica para os pesquisadores. Estou muito animado”, disse.


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem