DINC o participa de reunião sobre impactos da taxação dos Estados Unidos a fruticultura irrigada do Vale.


O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) esteve presente em uma reunião estratégica com representantes do setor produtivo do Vale do São Francisco, realizada na última quarta-feira (23), em Petrolina, para discutir os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos à importação de frutas brasileiras, como manga e uva.


O encontro teve como objetivo ouvir o setor e buscar encaminhamentos diante da medida que ameaça diretamente a fruticultura irrigada da região. A nova tarifa, que tem previsão para entrar em vigor no dia 1º de agosto, compromete o escoamento da produção justamente no período de maior volume de exportações para o mercado norte-americano, entre os meses de agosto, setembro e outubro.


Durante o encontro, houve consenso sobre a urgência de articulação política e institucional para enfrentar o problema. O prefeito Simão Durão afirmou que levará a pauta à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e integra uma frente de prefeitos de cidades produtoras que busca apoio junto ao Governo Federal. Além de iniciar diálogo com o prefeito da cidade vizinha, Juazeiro - BA, na expectativa de unir forças para esse movimento.


Para o DINC, é essencial que a resposta institucional ocorra de forma coordenada e ágil.

A expectativa é de que novas mobilizações ocorram nos próximos dias, com foco na sensibilização de autoridades estaduais e federais para garantir a exclusão das frutas dessa tarifa, diante da relevância social, econômica e alimentar da atividade agrícola no semiárido.


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem