Papo Diário: O Ano Novo Escolar x Transtornos de Aprendizagem

 

Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹

Sabe-se que vivemos em uma sociedade, completamente, diferente e composta, de uma variabilidade, enorme de pessoas e modos de vida. Todavia, no solo brasileiro, conforme presente na Constituição Federal do Brasil, em seu Título Segundo, “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, em seu Capítulo I, “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, em seu Artigo Quinto, dispõe que 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) 

Só que dentro dessa pluralidade, nobre leitor, é preciso dar um enfoque nas relações sociais, as quais nem sempre são possíveis de se manter comportamentos, ditos adequados por ela, em/no geral. Já que a cada interação e troca, os indivíduos vão absorvendo e compreendendo o mundo a sua volta. Construindo os seus valores e suas percepções. Partindo desta premissa é preciso dizer que o preconceito é construído socialmente, a partir das nossas interações com o mundo e com os outros.

A partir daí, você já pensou em como seria apresentar atrasos na linguagem, conviver com expressões faciais e gestos que nem sempre condizem com nossos sentimentos? Já imaginou não conseguir pronunciar palavras simples como mãe e pai ainda na infância? Passar por momentos de inquietude e, algumas vezes, ter regressão de habilidades?

Diante destes questionamentos qual seria sua resposta? E se, ainda, dentre deste contexto, nós colássemos a questão da Educação? Saiba que, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), Lei n˚ 9.394/1996, dispõe, em seu Título II (Dos Princípios e Fins da Educação Nacional) e Artigo Segundo que

Art. 2o A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” 

Já terias uma resposta final a nos dar? Sim ou Não? O que achas do processo de inclusão? Este é um conceito que visa garantir que todas as pessoas tenham valor, respeito e as mesmas chances na sociedade. E para falar mais sobre este assunto que nós, do Papo Diário, convidamos a Pedagoga, Especialista em: Psicopedagogia; NeuroPsicopedagogia; Neurociência; Transtorno do Espectro Autista; Deficiência Intelectual e Dificuldade de Aprendizagem, Zenira Ferreira da Silva.

A profissional atua de duas formas: presencial (em consultório particular, na cidade de Paulo Afonso-BA) ou virtual (on-line) atendendo a demanda de crianças, adolescentes, adultos e idosos, para afins de: estimulação cognitiva e precoce, avaliação, intervenção, para orientação de planejamento na vida diária. E, em alguns casos, investigação para hipótese diagnosticada. Ela pode ser encontrada pelos seguintes canais: telefone (75) 99178-5667 ou nas redes sociais (Instagram) @ zeniraneuropsicopedagoga..

[PAPO DIÁRIO: PD] O sítio eletrônico, Educa + Brasil, afirma que “A Pedagogia é a ciência que estuda a Educação, compreendendo os processos, métodos, técnicas e princípios que envolvem o Ensino e a Aprendizagem.” Com suas palavras, por favor, podes nos dizer do que se trata este curso?

[ZENIRA FERREIRA DA SILVA: ZFS] É preciso dizer que é uma linda definição! E, posso responder isso, da seguinte forma, que a Pedagogia serve para melhor qualificação dos jovens que moram em quaisquer locais e incentivá-los ao uso das novas tecnologias e se aprofundarem nos estudos.
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[PD] Qual a sua opinião sobre o profissional de Psicopedagoga Institucional, Clínica e Hospitalar, no tocante, a sua atuação na avaliação das dificuldades de aprendizagem do público que se atende nos campos clínico, institucional e hospitalar?

[ZFS] É preciso salientar de que atuação do Psicopedagogo em diferentes contextos é fundamental para:

·                   Identificar as dificuldades de aprendizagem em seus diversos aspectos.
·                   Promover a intervenção personalizada para cada indivíduo.
·                   Criar ambientes de aprendizagem mais propícios e inclusivos.
·                   Suportar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos.

O Psicopedagogo, portanto, é um profissional essencial para a garantia do direito à educação e ao desenvolvimento integral de todos os indivíduos, independentemente do seu contexto de vida.
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[PD] A pergunta que não quer calar: O que é e qual o objetivo da Aprendizagem?

[ZFS]Em minha opinião pessoal, viu, ela define o que os alunos devem saber e compreender em um determinado período, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes.
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[PD] É possível afirmar que o profissional Psicopedagogo Clínico trabalha com a avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, transtornos neurológicos, e problemas de desenvolvimento?

[ZFS] SIM! Ainda acrescento que o nosso intuito é o de diagnosticar e intervir nas dificuldades de aprendizagem, ajudando o indivíduo a desenvolver as suas habilidades: Cognitivas (Se trata do conjunto de capacidades mentais que permitem ao cérebro processe informações, construa conhecimento e realize tarefas complexas), Emocionais (Fala sobre as capacidades que nos ajudam a reconhecer, compreender, gerenciar e expressar, as nossas e as dos outros, emoções) e Sociais (São as capacidades que permitem que os indivíduos interajam e se relacionem de forma eficaz e positiva com outras pessoas) para superar obstáculos educacionais
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[PD] Como o seu trabalho pode ajudar no desenvolvimento de um aluno com necessidades especiais?

[ZFS] Antes de responder a pergunta, queria, por favor, deixar claro: Cada criança é Ú-N-I-C-A! E o meu trabalho tem um planejamneto, o qual é diferenciado de uma para a outra, pois, ele é voltado nas necessidades, específicas, já notadas e diagnosticadas, daquela criança. Meu objetivo é o de ajudar na concentração, motivação e desenvolvimento da autonomia.

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[PD] Diante de sua atuação profissional, a senhora, por favor, poderia nos dizer quais os Distúrbios de Aprendizagem, estaticamente, estão/são mais presentes, aparecem em maior quantidade ou são mais visíveis, dentre o seu/no público de atendimento?

[ZFS] É claro que eu posso! Afirmo que o mais encontrado diz respeito a Dislexia (Transtorno de Leitura e Escrita), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e Autismo (Se trata de um Distúrbio do Neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.)
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[PD] A senhora, por favor, poderia nos explicar, com as suas palavras, sobre a seguinte informação, presente do/no sítio eletrônico, do Governo Federal do Brasil, dentro do Ministério da Educação, no qual ele nos diz que  

“O transtorno específico da aprendizagem tem origem biológica, relacionando-se com fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber e processar informações verbais ou não verbais, com eficiência e exatidão. A base das anormalidades, estão, portanto, no nível cognitivo e são associadas com manifestações comportamentais.” (Ministério da Educação, 2023)? 

[ZFS] A afirmação já fala por ela mesma! Tudo verdade! Sobre isso, acrescento que, ressalta-se a importância de uma adequada investigação, a qual busque um correto diagnóstico, sobre esse tema, para, então, direcionar a melhor forma de tratamento indicado para cada caso.
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[PD] É possível afirmar que os sintomas clínicos, dos Distúrbios de Aprendizagem, podem ser observados, investigados por entrevista clínica ou confirmados a partir de relatórios escolares, portfólios de trabalhos do paciente avaliados, descrições em avaliações educacionais ou psicológicas prévias, se manifestando como uma gama de comportamentos ou sintomas descritivos e observáveis?

[ZFS] Sim! Saibam que é realizado, em um primeiro momento, um apanhado geral; e em hipótese diagnosticada (confirmação clínica do caso estudado), a família será orientada, e pedida, para que se leve a criança até ao médico indicado para que o paciente seja laudado (Sabe-se que o Laudo Médico é um documento por escrito no qual estão registrados todos os resultados da avaliação e interpretação previamente realizadas) e, em seguida, será dado continuidade com os demais profissionais para seu desenvolvimento acadêmico, social e de vida diária.
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[PD] A senhora, por favor, poderia nos informar se existe a diferença entre: Distúrbios x Transtornos x Dificuldades de Aprendizagem?

[ZFS] Claro que posso! Afirmo que a principal, no tocante, a diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem reside no nível de gravidade e na causa subjacente. Ou seja, as Dificuldades são desafios transitórios que podem ser superados com intervenções adequadas e os Distúrbios e Transtornos indicam problemas mais profundos, frequentemente, com causas neurológicas.
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[PAPO DIÁRIO: PD] A senhora poderia, por favor, deixar dicas, que possam ajudar nosso público a poder entender como eles podem estar atentos, buscar profissionais ou entender as diferenças entres os demasiados distúrbios ou dificuldades de aprendizagem?

[ZENIRA FERREIRA DA SILVA: ZFS] Em primeiro lugar, viu, queria agradecer a oportunidade de levar ao público este tema tão importante e que precisa de mais espaço para discussão e divulgação! Outro ponto, que eu deixo, são dicas, para os vossos leitores, em geral:

·                   Identifique sinais:

Esteja atento aos sinais de alerta como baixo rendimento escolar, dificuldades de concentração, desinteresse pela escola, dificuldade em seguir instruções, problemas com leitura, escrita ou matemática.
·                   Procure ajuda profissional:

Não hesite em buscar ajuda profissional (Psicopedagogo, Psicólogo, Neuropediatra, Fonoaudiólogo, dentre outros) se suspeitar de dificuldades de aprendizagem ou distúrbios.
·                   Entenda a diferença:

§     Dificuldades de Aprendizagem: São dificuldades específicas em áreas como leitura, escrita ou matemática, sem que haja comprometimento cognitivo geral.

§     Distúrbios de Aprendizagem: São distúrbios mais graves que afetam a capacidade de aprender, de forma geral, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

·                   Esteja atento ao desenvolvimento da criança:

Observe o desenvolvimento da criança e compare com as faixas etárias adequadas, buscando ajuda se houver atrasos ou dificuldades.
·                   Procure por apoio:

§     Na escola: Converse com a direção, professores e coordenadores da escola para obter apoio e informações sobre os recursos disponíveis.

§     Na família: Esteja atento à família, forneça apoio emocional e procure por informações sobre recursos e grupos de apoio.

O importante é o buscar ajuda profissional, fato que é, fundamental para um diagnóstico preciso e para que a criança possa receber o tratamento e suporte necessários para superar as dificuldades de aprendizagem ou distúrbios.

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¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com


 

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