Mais de 50 mil pessoas de outras cidades e estados circularam durante o São João de Petrolina este ano. A cidade viu sua economia aquecer significativamente, principalmente nos setores de hotelaria, gastronomia, comércio e serviços. O impacto da alta circulação de turistas foi sentido em diferentes pontos da cidade, fortalecendo ainda mais o potencial turístico do município como um dos destinos juninos mais procurados do Nordeste.
Para o empresário João Veras, proprietário de uma sorveteria com unidade na Praça 21 de Setembro, o movimento foi além do esperado. “Tivemos um crescimento expressivo no fluxo de turistas na loja, algo que superou todas as expectativas que tínhamos nos últimos dois anos. Esse movimento trouxe uma demanda adicional, que impactou diretamente nossa operação, exigindo ajustes rápidos para atender ao volume crescente. Turistas de fora procuravam algo para refrescar e se encantavam com nossos sabores regionais. Foi um São João histórico para o nosso segmento”, destacou João.
Durante o período de 12 a 22 deste mês, o shopping da cidade recebeu uma média de 24 mil pessoas por dia, que também bateu recorde. Segundo a gerente de marketing do River Shopping, Monique Almeida, o período junino já se consolidou como uma das principais datas para o setor varejista local. “Tivemos um crescimento expressivo no movimento, principalmente nos fins de semana. As lojas de moda e os restaurantes foram os mais procurados. Além disso, turistas aproveitaram para curtir a estrutura do shopping com a família”, afirmou Monique.
Já na rede hoteleira, a taxa de ocupação chegou a 100% durante o período de 19 a 25 deste mês. De acordo com Rogério Santos, proprietário de um hotel localizado na Avenida Cardoso de Sá, a procura começou cedo. “Tínhamos reservas já feitas desde agosto de 2024. O São João se tornou uma vitrine para o turismo de eventos em Petrolina. Muita gente que veio pela primeira vez já manifestou interesse em voltar em outras épocas do ano, o que é ótimo para o turismo permanente”, ressaltou Rogério.
Com estrutura elogiada,
programação cultural rica e organização eficiente, o São João de Petrolina
reafirma a cidade como referência em eventos de grande porte e vitrine para os
atrativos turísticos do Vale do São Francisco. A expectativa do setor agora é
manter o ritmo de divulgação e fortalecer parcerias para atrair visitantes
durante todo ano.
Texto: Luzete Nobre
Assessora de Comunicação da
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Fotos: Deivid Menezes e Emerson
Leite
Postar um comentário