Exposição “As Faces dos Artífices” resgata a memória da classe trabalhadora de Juazeiro (BA)


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), convida toda a comunidade para a abertura da exposição “As Faces dos Artífices”, que será realizada no dia 30 de abril, às 17h30, no foyer do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). 

A mostra resgata a trajetória da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses (SBAJ), fundada em 28 de dezembro de 1928. A entidade desempenhou um papel crucial na organização da classe trabalhadora local, promovendo iniciativas como a Escola Operária e a Filarmônica 1º de Maio, além de atuar em movimentos sociais e políticos e apoiar a criação de outras associações. 

Composta por 50 fotografias originais de sócios extraídas de fichas de filiação, a exposição revela os rostos por trás de uma história coletiva de luta, solidariedade e construção social. A Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses reuniu trabalhadores e trabalhadoras de diversas áreas — médicos, marceneiros, alfaiates, eletricistas, auxiliares de escritório, advogados, domésticas, professoras, enfermeiros, militares, músicos, servidores públicos, entre outros —, compondo um rico retrato da diversidade profissional da época. 

“As Faces dos Artífices” ficará aberta à visitação até o dia 31 de maio, celebrando o legado da classe trabalhadora e convidando a população a revisitar e valorizar essa memória histórica.

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem