Papo Diário: Empreendedorismo e posicionamento das/nas redes sociais

 Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹

Fomos até o Dicionário de Palavras da Língua Portuguesa e procuramos a origem da palavra "posicionamento" e descobrimos que ela vem do latim ‘positĭo’, que significa "colocação, situação, afirmação" e vos questionamos: Como, e de que maneira, você se posiciona? Conseguirias nos responder? Sim? Não? Talvez? A pergunta foi difícil? E se acrescentássemos o seguinte questionamento: Como você fala de um ponto de vista que possui em relação a um assunto específico (dentro) da/nas Redes Sociais?
    O objetivo é o de utilizá-las para se conectar com o seu público e transformar essa conexão em oportunidades de vendas e fidelização do cliente (e da sua audiência), com o seu produto e/ou conteúdo, consolidando a sua marca/autoridade no mercado, aproximando o público e obtendo informações valiosas sobre as expectativas e experiências das pessoas.
    Vale o destaque de que a interação nas redes sociais também mostra para o público que a empresa está disponível para oferecer suporte e que se importa com a opinião das pessoas e para falar mais sobre este assunto, que nós, do Papo Diário, convidamos a Publicitária, Palestrante, Professora, Especialista em Marketing Digital e Social Media, que atua há 20 anos ajudando marcas, profissionais a se posicionarem estrategicamente no digital, Andressa Roxanne.
    A nossa entrevistada também é Cofundadora da Mainha Academy que é um projeto focado em capacitar mães empreendedoras que começaram seus negócios, por necessidade, transformando-as em protagonistas de suas próprias histórias. Além disso, trabalhou com/em campanhas políticas, gestão de redes sociais para empresas e médicos, e desenvolve conteúdos estratégicos para engajamento e conversão. Caso desejes entrar em contato: Instagram: @andressaroxanne e E-mail: andressaroxanne@gmail.com
    Por fim, nobres leitores, queremos vos lembrar que estamos entrando no Carnaval e para teres uma festa tranquila: Alimente-se bem e coma, de preferência, de três em três horas; Beba bastante água; Use protetor solar; Utilize roupas e calçados leves e confortáveis; Modere nas bebidas alcoólicas e nos energéticos; Não saia com objetos de valor e tome cuidado com o ambiente que estarás; Se não quiser, DIGA NÃO!


Divirta-se com cuidado e com moderação!
.

[PAPO DIÁRIO: PD] O sítio eletrônico ‘Administradores.com’, no tocante a Inovação, afirma que “A inovação é crucial para a continuidade das organizações e ela materializa-se em novas ideias, métodos, soluções, e produtos.” E o que, na prática, a senhora poderia nos dizer deste assunto?

[ANDRESSA ROXANNE: AD] É preciso dizer que a Inovação não é só sobre criar algo novo, mas também, sobre melhorar o que já existe. No Marketing Digital [Marketing Digital: é a promoção de produtos e marcas através de canais online, como sites, redes sociais, e-mail, aplicativos, dentre outros], inovar é entender o comportamento das pessoas e adaptar estratégias para gerar conexão e resultados. Pode ser um formato novo de conteúdo, o uso de IA [Inteligência Artificial (IA:) é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas] para automação, ou até uma forma diferente de interagir com o público. Quem não inova, fica para trás!

.

[PD] A Gestão Organizacional, segundo o sítio eletrônico Setting Consultoria, diz que “Podemos definir o que é gestão organizacional como um conjunto de práticas e estratégias que conduzem um modelo de negócios a resultados positivos.” Existe algum modelo perfeito, deste assunto, para que seja de auxílio as pessoas, empresas e organizações?

[AD] Não existe um único modelo que sirva para todas as empresas. Só que algumas práticas funcionam bem, como, por exemplo, entender o público, ter processos bem definidos e investir em capacitação. O segredo é testar, ajustar e sempre melhorar.

.

[PD] A pergunta do século: O que, e qual o intuito, das Redes Sociais?

[AD] Pergunta interessante! Preciso dizer que as Redes Sociais são plataformas de conexão entre pessoas, empresas e comunidades. E o seu objetivo principal é de comunicação e interação. Se você só posta e não responde ninguém, está perdendo a essência do digital. A maioria tem em sua estrutura algoritmos [Algoritmo: é uma sequência de instruções que permite resolver problemas, executar tarefas ou realizar cálculos] de retenção de tempo e clique, essa é a verdadeira essência delas, transformar interesse em verba.

No tocante as Mídias Sociais, como consta na pergunta, podemos dizer que elas são sites [Site é um espaço na internet no qual é possível armazenar e divulgar informações] e aplicativos [Aplicativo ou App: é um programa que ajuda os usuários a realizar tarefas específicas em seus dispositivos] que permitem conexão e interação entre os usuários.

.

[PD] A senhora concorda com estes dizeres: “Empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.” (Fonte: Dicionário Financeiro)

[AD] Com certeza! Empreender não é  abrir um negócio, mas também encontrar novas formas de resolver problemas. E no digital, quem inova, cresce.

.

[PD] Se o Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades, criar soluções e desenvolver negócios, por obséquio, nos diga, como empreender nas redes sociais?

[AD] As dicas mais práticas são: Em ter um nicho [Nicho: É, em uma rede social, se trata de um grupo de pessoas com interesses específicos em comum] bem definido; Construir autoridade em seu assunto; Produzir conteúdo de valor; Engajar sempre com o público e Vender sem parecer que está vendendo.

É importante dizer que: Não adianta só postar, tem que criar conexão! Não é fácil! É como uma engrenagem onde cada coisa tem sua função e precisa de sua devida atenção.

.

[PD] Diante de toda a sua experiência profissional, podes, por favor, nos dizer como você pode se destacar da concorrência e garantir que sua empresa (Grande, médio e/ou pequeno porte) esteja atraindo novos clientes para ter sucesso dentro das/nas redes sociais?

[AD] Diante de toda experiência profissional que eu tenho, afirmo que para se destacar, você precisa ser autêntico e entender o que sua audiência quer. Não adianta copiar o que os outros fazem. O segredo está em: Criar conteúdo que gere valor, Manter uma identidade visual marcante, Construir relacionamento com a audiência, e claro, Adaptar-se às tendências sem perder sua essência.

.

[PD] Podemos dizer que o principal motivo, das redes sociais, é a intenção de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do trabalho e a experiência entre empresas, os colaboradores, pessoas e organizações?

[AD] Sim, desde que sejam usadas estrategicamente. Redes sociais não são apenas vitrines, mas espaços de troca e relacionamento. Empresas que entendem isso, essa relação, conseguem tempo de qualidade para seus colaboradores e aumentam a produtividade, criando conexões genuínas, o que impacta diretamente na experiência do cliente.

.

[PD] Sabemos que a Tecnologia é uma aliada essencial para promover a flexibilidade e colaboração no trabalho. Pegando o gancho dessa informação como, nos dias de hoje, a seu ver, podemos utilizá-la adequada e corretamente no posicionamento das/nas redes sociais?

[AD] Hoje, ela é essencial para um bom posicionamento digital. IA, automação e análise de dados ajudam a entender o que funciona e o que não funciona nas redes. O segredo é usar essas ferramentas para criar conteúdo relevante e manter uma relação próxima com o público.

.

[PD] O que a senhora tem a nos dizer sobre a seguinte informação: “A gestão da qualidade é um tipo de gerenciamento bastante abrangente, sendo utilizado nos mais diversos segmentos e processos produtivos, sempre visando atender as necessidades dos clientes, gerando maior valor nos produtos e serviços.” (Fonte: Voitto: Escola de Habilidades para o Mercado de Trabalho)?

[AD] Para essa resposta irei focar, somente, nas redes sociais, em que a qualidade significa entregar conteúdo que realmente ajude ou entretenha as pessoas. Quanto mais valor você entrega, mais seu público confia e engaja. Isso vale para qualquer nicho!

.

[PAPO DIÁRIO: PD] A senhora poderia, por favor, deixar dicas, que possam ajudar nosso público a poder entender como eles podem crescer, se posicionar, no digital, aproveitando a influência do marketing, das redes sociais e também das inteligências artificiais?

[ANDRESSA ROXANNE: AD] Em primeiro lugar, por favor, permita-me agradecer ao convite! Foi com grande alegria que trilhamos todo este caminho, oriundo desde o convite até a conclusão das respostas! E como mensagem final, vos deixo e/ou reforço algumas dicas:

+Defina um nicho – Não tente falar com todo mundo. Escolha seu público!

+Conte histórias  As pessoas se conectam com histórias, não com marcas frias.

+Use IA a seu favor  Ferramentas como ChatGPT [ChatGPT: é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que simula uma conversa com humanos], Canva [Canva: É uma ferramenta online de Design Gráfico que permite criar, editar e compartilhar imagens, vídeos e apresentações] e automações facilitam a vida.

+Não tenha medo de vender  Mas faça isso de forma natural, mostrando o valor do seu produto ou serviço.

+Seja consistente  Ninguém cresce no digital postando uma vez por mês.

+Seja estratégico, crie conteúdo de qualidade e não tenha medo de se posicionar.

No final das contas, rede social é sobre pessoas, e pessoas gostam de se conectar!

.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem