Cerca
de 400 auxiliares de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede
municipal de ensino de Juazeiro iniciaram, nesta segunda-feira (17), o ciclo de
formação continuada voltado para a categoria. Os encontros, que serão
realizados mensalmente, visam aperfeiçoar a qualificação dos auxiliares e
garantir um atendimento mais acolhedor para as crianças com deficiência e seus
responsáveis.
No
primeiro encontro com o grupo, a diretora de Educação Inclusiva, Carliane de
Oliveira, apresentou a estrutura da diretoria e o fluxo de atendimento, além de
discutir a função do auxiliar de AEE na escola. “Nosso maior objetivo com esse
encontro é discutir o papel desse auxiliar para o processo de inclusão. É fazer
com que ele perceba que essa inclusão começa nele, e sua relação afetiva com a
criança vai garantir que ela seja incluída na sala de aula regular”, pontuou
Carliane.
A
formação contou, ainda, com a palestra “A Inclusão começa em mim”, ministrada
pela professora Dra Karla Daniele Luz, do colegiado de Psicologia da
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). “Hoje nós trabalhamos
a metodologia ‘A Inclusão Começa em Mim’, desenvolvida pelo Núcleo de
Acessibilidade e Inclusão da Univasf há 10 anos, como também passamos para os
auxiliares de AEE algumas situações da realidade do ambiente escolar e como
eles podem se portar melhor para que a educação inclusiva aconteça”, explicou a
professora.
Para
a auxiliar de AEE da Emei Bolivar Santana, Flávia da Silva Marques, a criação
de um cronograma de formações para os auxiliares de AEE vai contribuir para
aperfeiçoar o atendimento aos estudantes. “O encontro foi ótimo. No ano passado
não tinha muita formação para nos orientar e agora a gente já percebe que as
formações serão mais específicas para o nosso trabalho. Isso nos dá mais
segurança para trabalhar com os nossos alunos em sala de aula.
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Ascom
Seduc/PMJ
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