VALE EM FOCO

Prefeitura de Juazeiro garante modernização dos sistemas de saúde nas UBSs


A Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro equipou 96% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e na zona rural. Os equipamentos foram obtidos com recurso próprio e através do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), realizado entre o município e a Faculdade Estácio/IDOMED. No início da atual gestão, apenas 24% das unidades eram informatizadas.

A superintendente de atenção básica, a enfermeira Pollyanna Evangelista, ressaltou a importância da modernização dos sistemas na rede municipal de saúde. “Os equipamentos de informatização beneficiaram vários setores da Sesau, otimizando os serviços. A informatização melhorou a produção nas unidades de saúde, o que refletiu diretamente no aumento dos números dos indicadores para a média do Previne Brasil, assim como os dados cadastrais de cada paciente, otimizando o acompanhamento dos mesmos”, detalhou.

Telesaúde


Com a informatização das UBSs, um outro avanço foi possível na saúde pública municipal: mais estrutura dentro das unidades de saúde para a adesão dos profissionais à plataforma Telessaúde Bahia que oferece serviços de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telediagnóstico, como suporte para os profissionais que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF). A plataforma iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo de potencializar a resolubilidade e fortalecer a ESF.

Segundo a médica Luana Leite, supervisora da Residência de Medicina da Família do município e médica na UBS do Alto da Maravilha, os serviços são direcionados aos profissionais que compõem as equipes das ESFs. “Além da consultoria online para discussão de casos clínicos dos pacientes, a plataforma também oferece treinamentos, presenciais e a distância, além de esclarecimentos de dúvidas sobre o e-SUS. Todos os profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia que estejam cadastrados na plataforma do Telessaúde podem utilizar os serviços. É uma ferramenta a mais para a eficiência da saúde preventiva na atenção primária”, ressaltou.


--
Texto: Iana Lima – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Edinázio Silva - Ascom PMJ

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem