Após uma disputa com mais de 700
padarias por toda a Bahia, o pão francês da Panificadora Verde Rio, de
Juazeiro, foi eleito o melhor do Estado. A premiação ocorreu no auditório da
Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) na noite da última
quarta-feira (27).
Na cerimônia estavam os dez
finalistas da competição, cada um representando uma região do território baiano
em que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizador do
concurso, atua. No pódio, a Gomes Delicatessen, de Feira de Santana, e a
Padaria Primus, de Itabuna, preencheram o segundo e o terceiro lugar,
respectivamente.
Uma das administradoras da padaria,
Eneida Possidônio demonstrou alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado
no norte do Estado. “A gente não esperava ganhar, mas o que nos levou a essa
conquista foi o amor, a dedicação e o pão, que sai sempre quentinho, o dia
todo. Nosso pão está sempre fresquinho na nossa padaria”, explicou.
O primeiro lugar do concurso, além do
troféu e certificado, recebeu prêmios divididos entre as funções exercidas no
empreendimento. Os panificadores foram agraciados com um notebook, participação
na Missão Empresarial Fipan e R$ 1 mil em voucher na empresa alimentícia
Fermentão. Já os padeiros foram premiados com um smartphone e R$ 500 em
cartão-presente na indústria de panificação Adinor.
A avaliação para a iguaria mais
qualificada passou por cerca de 30 consultores, que utilizaram critérios como
sabor, crosta, aparência, crocância, textura e cor do miolo, entre outros. A
metodologia segue as Normas Brasileiras Regulamentadoras da Associação
Brasileira de Normas Técnicas 16.170, voltada para a classificação de qualidade
do pão de sal.
Segundo Tércio Calmon, coordenador de
Indústria do Sebrae-BA, o objetivo do evento é estimular o crescimento do setor
no estado e atrair as padarias para a consultoria de adequação do cacetinho
realizada pela instituição, que utiliza as mesmas diretrizes de avaliação do
prêmio. “O pão francês é um carro-chefe das padarias na Bahia. Muitas vezes,
ele é o item que leva a pessoa até a loja para consumir outros produtos. Quem
ganha com a premiação da qualidade dos produtos é o cliente”, declarou.
Popular
A popularidade do pão francês está
muito ligada a sua versatilidade, como apontou o presidente do Sindicato da
Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Júlio
Cesar Martins. “Além da renda que o pão gera em si, ele é um dos alimentos
mais utilizados como matéria-prima. Se o pão ficar velho, ele pode virar, por
exemplo, pudim de pão, farinha de rosca e torrada”, disse.
De acordo com a Associação Brasileira
da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), aproximadamente 2,35 milhões
de toneladas de pão francês são consumidas pelos brasileiros por ano. Em 2023,
o setor de panificação movimentou R$ 135 bilhões e, de janeiro a maio deste
ano, havia faturado R$ 62 bilhões. O pão francês foi responsável por 9% do
faturamento da categoria ano passado, o que significa uma contribuição de R$
12,47 bilhões. Entre todos os produtos panificados, ele também é o mais
popular, representando pouco mais de 34% das vendas de pães no país. O
‘cacetinho’ é seguido pelo pães macios artesanais (18,14%), pães de queijo
(7,05%) e pães crocantes (3,35%).
Finalistas
Panificadora Verde Rio – Regional
Juazeiro;
Gomes Delicatessen – Regional Feira
de Santana;
Padaria Primus – Regional Ilhéus;
Divino Barreiras Alimentos – Regional
Barreiras;
Padaria Cantinho do Pão – Regional
Jacobina;
Panificadora Santana – Regional
Irecê;
Padaria Pão Delícia – Vitória da
Conquista;
Maria´s Panificadora – Regional
Salvador;
Panificadora Ki Pão – Regional Santo
Antônio de Jesus. (Com informações do Correio)
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