O mês de novembro tornou-se referência para uma luta que deve acontecer o ano todo: a promoção da consciência negra e combate ao racismo. O ambiente escolar é um dos lugares essenciais para este debate acontecer, por isso em Juazeiro, no norte da Bahia, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Paulo José de Oliveira vai realizar o Festival Enegre(s)er, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro.
Localizado no bairro Malhada da Areia, o Colégio irá sediar uma vasta programação cultural com o objetivo de contemplar toda comunidade escolar com oficinas, palestras, apresentações artísticas, desfile, exposições, recitais. Além de estudantes do referido Colégio, o terceiro dia do evento contará também com a participação de estudantes do Colégio Estadual Antonilio da Franca Cardoso e Colégio Municipal de Tempo Integral Cívico-militar Caic Misael Aguilar.
Temas como saúde do povo negro, religiões de matriz africana, mulheres quilombolas, racismo no Brasil serão tratados em palestras ministradas por convidados/as. A cultura afro estará sendo também trabalhada na prática, especialmente a partir de oficinas de dança afro, capoeira, tranças, hip-hop, rimas, fotografia, teatro, grafite, DJ e maquiagem, ministradas por profissionais com atuação no município.
Durante toda a programação, as/os estudantes irão prestigiar também apresentações artísticas e culturais como peça teatral, exposição fotográfica, desfile de beleza negra, exibição de filme, batalha de rimas, além de show do P1Rappers.
O Festival é uma iniciativa da gestão, pofessores/as e estudantes do Colégio Paulo José de Oliveira, com financiamento de emenda parlamentar da deputada estadual licenciada Neusa Cadore (PT/BA), que, atendendo solicitação do Coletivo Enxame, disponibilizou os recursos via Secretária Estadual de Educação. O evento tem ainda parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Casa de Abelha.
Inauguração Oficial
Apesar das instalações do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Paulo José de Oliveira já estarem sendo utilizadas desde março, a inauguração oficial acontecerá no próximo dia 14, com a presença do Governador Jerônimo Rodrigues. O Colégio está situado na periferia da cidade e atende hoje 654 estudantes distribuídos nos três turnos, deste total, 130 estudam em tempo integral.
Ascom Agência Chocalho
Postar um comentário