VALE EM FOCO

Papo Diário: O caminhar da estomaterapia e suas nuances dentro da sociedade

 

.

Por Emaísa Lima

papodiario30@gmail.com¹

.

A Área da Saúde que é dedicada a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos, famílias e comunidades, a Enfermagem, tem, dentro de todas as suas especialidades, a Estomaterapia, que segundo Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), pode ser definida como uma especificidade, exclusiva, do Enfermeiro, a qual está voltada a ações de promoção e atenção integral à saúde, em seus aspectos preventivo, curativo e de reabilitação.

Partindo disso, o Enfermeiro Estomaterapeuta é o responsável pelo tratamento do/no cuidado de feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras, úlceras neuropáticas, lesão por pressão e/ou por fricção dentre, dermatites associadas à incontinência urinária, dentre outras situações, que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.

Para nos explicar mais, sobre seu campo de atuação, que nós do Papo Diário, convidamos a Graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Enfermagem; a Enfermeira Estomaterapeuta pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST); Especialista em Saúde do Trabalho pela Faculdade Signorelli; Especialista em Gestão das Clínicas nas regiões de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Enfermeira, Ana Beatriz Sousa Nunes.

A nossa entrevistada ainda é Habilitada em Laserterapia; Mestranda pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Enfermeira Assistencial do HU-UNIVASF (Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco) e Empreendedora. E caso você deseje saber de mais detalhes, ou agendar uma consultoria, por favor, entre em contato com a Estomaterapeuta, Ana Beatriz, basta segui-la no Instagram: @biasnunes.

.

[PAPO DIÁRIO: PD] O Enfermeiro é aquele profissional em que, no seu cotidiano, seja qual for a sua especialidade, presta ajuda aos médicos e cuida dos pacientes. E os nossos leitores querem saber se está afirmativa é realmente verídica, no dia a dia, de um hospital?

[ANA BEATRIZ SOUSA NUNES: ABSN] É parcialmente verídica. É verdadeira no tocante aos pacientes: o Enfermeiro é o responsável pelo cuidado do paciente, incluindo sua segurança e gerenciamento de risco. Contudo, ele não presta ajuda a médicos. O Enfermeiro é um profissional de nível superior que trabalha lado a lado com toda a equipe de saúde a exemplo do Médico, Fisioterapeuta, Nutricionista dentre outros. O sucesso de qualquer tratamento em saúde requer a coparticipação de uma equipe multi e interdisciplinar, e não há, relação de hierarquia entre profissões.  A Enfermagem é uma ciência, profissão autônoma, com legislação e autarquias próprias que respondem pelo seu exercício profissional.

.

[PD] À área da Enfermagem é conhecida por trabalhar sobre pressão e contra o tempo. Como lidar psicologicamente com estas duas vertentes?

[ABSN] Lidar com a pressão e a gestão do tempo na área do setor saúde é um desafio significativo, mas existem várias estratégias que podem ajudar no aspecto psicológico: Autoconhecimento, Gerenciamento do tempo, Cuidado Pessoal e a Busca de apoio profissional, quando necessário, são estratégias  que podem não eliminar a pressão, mas podem ajudar a gerenciá-la de forma mais saudável, permitindo que as atividades desempenhadas, sejam eficazes e corroborem com a manutenção  do bem-estar.

.

[PD] Dentro do seu dia a dia no hospital, em seus atendimentos/visitas domiciliares, no que concernem as competências clínicas, quais são os casos, dentro de sua área de atuação, mais frequentes, presenciados pela senhora aqui no Vale do São Francisco?

[ABSN] Na verdade é uma realidade mundial, nós somos o quinto país com incidência de Diabetes, segundo dados do Atlas do Diabetes, então o maior público são acometimentos relacionados ao PÉ DIABÉTICO, seguido de Úlceras venosas e Artérias e em ambiente hospitalar, sem dúvidas, a Lesão por pressão e a Dermatite Associada a incontinência tem seu lugar cativo.

.

[PD] A sua área de atuação profissional, não é muito conhecida, e se a senhora, pudesse, de que maneira convenceria uma pessoa a ter acesso aos seus serviços?

[ABSN] A Estomaterapia, é uma especialidade exclusiva do Enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e de difícil cicatrização, fístulas, drenos, cateteres e incontinência anal e urinária. O Enfermeiro Estomaterapeuta atua na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. Sendo assim, procure um especialista sempre que se sentir vulnerável a ser acometido por algumas dessas afecções e não espere sinais de infecção como dor, odor, vermelhidão, secreção, coceira e por aí vai...

.

[PD] A pergunta do dia: O que são feridas e como tratá-las?

[ABSN] Segundo a SOBEST - Associação Brasileira de Estomaterapia-,2023 É representada pela perda da integridade da pele e tecidos moles subjacentes, que pode ser aguda ou crônica, e causada por diversos mecanismos, desde traumas a lesões extensas. O tratamento é individualizado, não existe protocolo pronto, não é “receita de bolo”... E é necessário uma avaliação, investigação para que se trace um plano terapêutico que atenda às necessidades daquele indivíduo.

.

[PD] O sítio eletrônico ‘Vuelo Pharma’ afirma que “O Enfermeiro Estomaterapeuta é um profissional importante em diversas situações e tratamentos médicos que se referem à pele.” E de que maneira, por favor, poderíamos explicar aos nossos leitores como é o seu trabalho?

[ABSN] Meu trabalho vai além de fazer curativos! ... As principais competências são:

Avaliação e tratamento de feridas agudas e de difícil cicatrização, como, por exemplo, Pé diabético, Úlceras venosas e artérias, Lesão por pressão, Queimaduras, Lesões traumáticas. E os cuidados no pré, trans e pós operatório em pacientes estomizados, orientações e cuidados com a pele e reabilitação das incontinências anal e urinária.

.

[PD] No tocante a Laserterapia, como nos conta o sítio eletrônico, ‘Tua Saúde’, do Grupo Rede D’Or, ele nos diz que ela auxilia na redução da inflamação da pele, mucosas ou articulações, reparar músculos, e promover a produção de colágeno e a cicatrização de feridas de tecidos superficiais e profundos. E nós queríamos saber, de como, aqui nas cidades, e nas demais que prestas serviço, como é aplicado e quais os benefícios e malefícios presentes?

[ABSN] O laser é uma tecnologia que é aliada no tratamento de diversas comorbidades, ele é um ADJUVANTE. Eu costumo dizer: Laser não obra milagre sozinho! O próprio precisa ser aplicado com segurança, por isso, a importância da sua habilitação e são classificados como alta e baixa potência. Os primeiros são geralmente aplicados para remoção, corte e coagulação de tecidos, enquanto que, os de baixa potência, são comumente utilizados no processo de reparação tecidual (CICATRIZAÇÃO), promovendo: Ação anti-inflamatória; Neoangiogenese; Proliferação epitelial e de fibroblastos; Síntese e deposição de colágeno; Revascularização.

Ainda temos a Laserterapia sistêmica – ILIB que é uma modalidade terapêutica que promove efeitos benéficos em todo o corpo como: Melhora o sistema imunológico; Melhora a qualidade do sono; Melhora o humor; Auxilia no relaxamento e alívio do stress; Alívio nos sintomas do baby blues e quadro e depressão pós-parto; Alívio de dores musculares e Redução de níveis glicêmicos.

A indicação precisa ser como em qualquer outro tratamento de forma criteriosa para evitar efeitos adversos e até mesmo resposta contrária ao proposto pelo tratamento. Mas, a exemplo de não indicação, temos câncer ou suspeita de câncer; sobre o útero em gestação, porém é necessário avaliar o contexto.

.

[PD] As estomias são conhecidas por serem uma abertura artificial no corpo que permite a comunicação entre o meio externo e o sistema digestório, respiratório ou urinário e qual o papel do Enfermeiro (a) Estomaterapeuta na ajuda ao paciente com os cuidados para que não se gere uma infecção ou óbito?

[ABSN] O profissional especializado tem um papel crucial no atendimento ao estomizado, desde o pré-operatorio, com orientações precisas da sua condição clínica e na demarcação cirúrgica que auxilia na redução de intercorrências.

O estomizado não tem qualquer controle em relação a saída do efluente ( fezes e urina), assim, a indicação correta do equipamento coletor (bolsinha) como a realização dessas trocas, limpeza e cuidados com o estoma são primordiais para que a reabilitação aconteça de forma segura.

.

[PD] O trabalho feito pela senhora tem implicação direta no auxílio da manutenção da autoestima e da autoimagem dos seus pacientes?

[ABSN] Sem dúvidas! Nas três áreas me deparo, todos os dias, com os desafios da minha especialidade! O suporte familiar e o atendimento profissional personalizado são indispensáveis na adaptação da pessoa à sua condição. Aproveito pra trazer a área da incontinência urinária (IU), a predominância de mulheres entre as pessoas que vivenciam o quadro de IU é altamente documentada.

Além do comprometimento físico, o impacto da incontinência urinária, na qualidade de vida, as disfunções miccionais são, frequentemente, associadas a alterações psicoemocionais e isolamento social em pacientes de todas as idades, sendo necessário programas de saúde que propiciem suporte de fato a esse público.

.

[PAPO DIÁRIO: PD] A senhora poderia, por favor, deixar dicas, que poderiam ser de grande uso aos nossos leitores, sobre como proceder em relação a questão da prática correta da sua profissão no cotidiano de nossas vidas?

[ANA BEATRIZ SOUSA NUNES: ABSN] A prevenção será sempre a melhor escolha! Vários hábitos podem prejudicar o processo terapêutico, evitá-los e adotar uma rotina saudável pode acelerar e melhorar nossa saúde. Como, por exemplo: Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, beber pouca água, o sedentarismo, manter a pele desidratada, má alimentação, controle das comorbidades, como Diabetes e hipertensão, avaliação diária dos pés pode auxiliar em uma melhor prognóstico.

.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem