VALE EM FOCO

Papo Diário: A corrida maluca pelo/do emagrecimento

Foto: Isabel Nutri

Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹

Muita gente se questiona como é possível resistir, atualmente, às tentações e manter o foco em um estilo de vida saudável? Principalmente, nobres leitores, com tantas festas, eventos e até mesmo durante as viagens, que fizemos, participamos e é impossível não sair um pouco dos trilhos, se satisfazendo com algumas comidas que geralmente não fariam parte do nosso cardápio habitual.
    Para falar sobre quais tipos de comportamentos e posturas que devemos/deveríamos ter, na manutenção de uma vida saudável e no processo de emagrecimento, que nós do Papo Diário, convidamos a Nutricionista, formada pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), Certificada Internacionalmente em Psiquiatria Nutricional, pelo Instituto de Nutrição do Cérebro e do Coração (INCCOR-RJ), Pós-Graduanda em Neuropsiconutrição e Nutrição Funcional e Fitoterapia, Isabel Naípe.
    A profissional ainda atua na Área Clínica, atendendo os mais diversos casos, mas, especialmente, os que trabalham no Tratamento do Comportamento Alimentar e usando a Nutrição a favor do bom funcionamento cerebral. E quem quiser agendar sua consulta, ou conhecer o trabalho dela, pode entrar em contato das seguintes formas: pelo instagram @isabelnaipe.nutri e/ou no telefone: 87 99675-3570.
.
[PAPO DIÁRIO: PD] Segundo o sítio eletrônico ‘Info Escola’ afirma que o/a Nutricionista é o profissional responsável por promover, recuperar e manter a saúde das pessoas através da alimentação. Só que muitos de nossos leitores tem o pensamento de, ou afirmam, que vocês são aqueles profissionais, os famosos “Ditadores da Saúde” os quais cortam tudo, bom de comer, e só deixam ‘as folhas e verduras’ e queremos saber se esta informação procede?
[ISABEL NAÍPE: IN] Infelizmente existem duas visões muito comuns a respeito do Nutricionista. Uma, é de que ele é um "escultor de corpos", tanto é que a maioria das pessoas que vão ao nosso consultório, vão em busca de emagrecimento ou do ganho de massa muscular.
Quando alguém "magro" vai ao Nutricionista, comentam "mas pra quê? Você já é tão magra!". Isso quando a alimentação saudável não é associada a emagrecimento. Não se pode ver uma pessoa lanchando uma fruta que já dizem "tá de dieta?". E a outra visão, é a de que o Nutricionista é esse ditador da saúde, e que "fazer dieta" é deixar de comer tudo o que é "bom", ou que a pessoa gosta.
Muitas vezes já chegaram pacientes no meu consultório dizendo "você pode tirar tudo, só não me deixe sem meu pão e meu cuscuz". E o papel do Nutricionista passa bem longe de "controlar" a alimentação de alguém.
.
[PD]
A pergunta que vale ouro: Em que momento, de nossas vidas, nós devemos procurar uma/um Nutricionista (o)?
[IN] Varia muito de pessoa para pessoa. Algumas mães buscam orientação nutricional para seus filhos já na introdução alimentar, por exemplo, para que a criança já inicie a vida se alimentando adequadamente. Outras pessoas só vão precisar de um Nutricionista na adolescência, outros somente na vida adulta... Não vou dizer que todo mundo deveria ir ao Nutricionista, até porque a realidade emocional, social e econômica de cada um varia bastante.
Mas eu posso dizer que existem momentos chave que o Nutricionista se faz necessário: na gestação e no preparo para engravidar, na introdução alimentar, em caso de doenças desde a infância até a velhice, em caso de transtornos alimentares, quando há culpa ao comer, dificuldade de manter um hábito alimentar saudável por muito tempo, perda ou ganho de peso não planejada, seletividade alimentar, irregularidade no funcionamento intestinal, e de modo geral, quando algo não parecer normal, desde uma unha descamando ou um cabelo caindo, até um cansaço ou acordar a noite para comer. 
Claro que na grande maioria dos casos, o Médico é o primeiro a ser procurado, e deve ser mesmo, mas a nossa ajuda em diversos tratamentos é fundamental. Afinal, como dizia Hipócrates "que seu remédio seja o seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio".
.
[PD] “A Psiquiatria nutricional é uma nova área que estuda a relação entre: os transtornos mentais, a nutrição e seu comportamento alimentar, as alterações metabólicas e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).” Tal afirmativa pode ser encontrada no sítio eletrônico ‘EAD Plus-Educação em Saúde’, no Blog de Nutrição, e nós queremos saber sobre o que de fato é essa área de atuação?

[IN] O nosso corpo é totalmente integrado. Por exemplo, os nutrientes que eu como não vão somente para um local específico do meu corpo, ele é distribuído para todos os órgãos. Mesma coisa com a doença, um transtorno mental afeta o intestino, por exemplo, porque o nosso corpo está totalmente interligado. Inclusive o intestino e o cérebro andam muito juntos.
    Existem padrões alimentares que podem favorecer o cérebro ou que podem vir a prejudicá-lo futuramente. Se eu como saudável na maior parte do tempo, com diversos grupos alimentares, castanhas, frutas, tubérculos, verduras e pouca farinha, açúcar e alimentos industrializados, eu tenho um padrão alimentar que faz bem pro meu cérebro. Porém, se eu consumo muito alimento industrializado, frituras, doces e farináceos, frequentemente, isso me traz um prejuízo tanto na saúde física como na saúde mental e cerebral, a longo prazo.
A Psiquiatria Nutricional é sobre isso, sobre como a nossa alimentação influencia, positivamente ou negativamente, na saúde cerebral. Também trabalhamos com suplementos e fitoterápicos que podem melhorar a saúde cognitiva, como a memória e a concentração, e também diminuir a ansiedade, melhorar o sono, etc.
É a Nutrição auxiliando a Psiquiatria no tratamento dos transtornos, podendo ajudar o tratamento a ser mais eficaz, inclusive. Mas vale lembrar que a consulta com o Nutricionista dessa área não substitui, de modo algum, o acompanhamento psiquiátrico e psicológico e o uso de medicamentos.
.
[PD] A dúvida da vez: Existe diferença entre Dieta e Regime?
[IN] Dieta vem do grego "díaita", que significa "modo de viver", e se referia não só a alimentação, mas a hábitos de vida no geral, como exercício, descanso e outras práticas. Hoje em dia a gente usa para descrever o padrão alimentar de uma pessoa. Dieta então é isso, é o que você come, é sua rotina alimentar.  Infelizmente hoje em dia as pessoas associam dieta a restrição alimentar, a um cardápio (normalmente restrito) que a pessoa deve comer para atingir uma meta de peso "x" ou para controlar alguma doença.
    Já Regime é uma palavra que eu não gosto, nunca gostei de escutar. Parece que de fato a pessoa está numa dieta restritiva da qual ela não pode sair por nada. Tipo aquelas dietas que a pessoa precisa se programar durante dias pra começar na segunda porque saber que vai sofrer.
Na prática popular, acaba sendo a mesma coisa, só muda o nome. Hoje em dia muitos Nutricionistas estão deixando de usar a palavra "dieta" e "regime" por causa do peso que essas palavras adquiriram, de ser uma privação de alguns alimentos ou uma mudança drástica no padrão alimentar do indivíduo.
.
[PD] O que de fato é a Reeducação Alimentar? E como fazê-la, de forma correta, sem muitos prejuízos as pessoas?
[IN] Basicamente, é reaprender a comer, é mudar hábitos, mudar comportamento alimentar. É um processo no qual a pessoa aprende a comer mais alimentos saudáveis (inclusive gostando disso), e aprende também a comer os alimentos não saudáveis, que fazem parte da rotina de todo mundo, numa quantidade reduzida, e que não seja prejudicial. No fim, o resultado é uma alimentação verdadeiramente saudável e sustentável a longo prazo.
.
[PD] Quais seriam às suas dicas, especialmente, para às pessoas que exageraram na alimentação, e agora precisam correr contra o tempo?
[IN] A primeira dica é tirar da cabeça que o tempo é nosso inimigo, e que o emagrecimento precisa ser rápido. Tudo o que vem rápido, vai rápido. Mas no caso do peso é o contrário, tudo o que vai rápido, volta rápido e volta trazendo carga extra.
    Nunca vi alguém perder peso rápido e não ter reganho de peso. E pior, geralmente, ganham até o dobro ou mais. Agora uma dica prática: se você exagerou no fim de semana ou nas festas, simplesmente volte a sua rotina normal, ou inicie uma rotina saudável, com exercícios e uma alimentação mais rica em frutas e vegetais. E beba bastante água!
.
[PD] Em sua opinião profissional, por favor, nos diga quais os erros mais frequentes de uma pessoa que segue e faz, sem orientação médica, quaisquer destas “Dietas da Modinha” (Dieta Cetogênica, Paleolítica, Dunkan, dentre outras)?
[IN] O erro mais frequente é fazer esse tipo de dieta! Essas dietas da moda não são pensadas para você, para a sua realidade e para suprir a necessidade do seu corpo. Se for fazer algum tipo de dieta "diferente", procure um profissional nutricionista, porque ele vai ajustar tudo de forma individualizada para você.
    Fora que cada dieta dessas, se for recomendada pra você (porque tem casos específicos e momentos específicos), é recomendada apenas por um período específico, pois elas privam o corpo de nutrientes essenciais, e não devem ser usadas por muito tempo. O correto é nunca fazer por conta própria.
.
[PD] Se a missão do Nutricionista é a de conferir deficiências ou detectar excessos de nutrientes em seus pacientes, indicando um cardápio exclusivo para que a alimentação seja feita de forma adequada e saudável. O porquê a senhora acredita que as pessoas demoram a ir até vocês?

[IN] Infelizmente, é por causa dessa visão de que o Nutricionista serve para emagrecer alguém ou para fazer "ficar maromba". Ou então, as pessoas só decidem vir até nós quando já estão com problemas de saúde, quando as taxas dos exames estão alteradas, ou mesmo depois do Médico ter insistido duas ou três vezes para melhorar a alimentação e ir ao Nutricionista.
.
[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que você deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de termos cuidados com a nossa alimentação?
[ISABEL NAÍPE: IN] Uma alimentação saudável ajuda a melhorar o sistema imunológico e prevenir boa parte das doenças crônicas, além de, também, ser uma parte importantíssima do tratamento de muitas delas, como artrite, fibromialgia, diabetes, hipertensão, câncer, síndrome dos ovários policísticos, osteoporose.
    A boa alimentação também ajuda muito no bom funcionamento cerebral e corporal, melhorando a memória, energia mental, o bom humor, dá suporte para a produção adequada de neurotransmissores, ajudando a prevenir e sendo parte do tratamento de transtornos mentais, traz mais vitalidade e disposição, melhora a qualidade do sono, a saúde digestiva, o funcionamento intestinal, a beleza e saúde da pele, unhas e cabelos. Acho que ter uma alimentação saudável, nos proporciona, de modo geral, qualidade de vida e longevidade. Nos traz a capacidade de envelhecer com saúde, sem tantas dores, doenças, e sofrimento, sem ter que usar tantos remédios.
.
¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem