VALE EM FOCO

Oficial do CBMBA tem artigo publicado em revista de referência nacional de Bombeiros

Para muitos os bombeiros militares exercem apenas atividades operacionais como resgate, salvamentos, combate ao fogo, mas a capacitação do bombeiro militar vai além da atividade fim exercida. Muitos têm formação superior em diversas áreas e expandem esse conhecimento lecionando, publicando artigos e monografias.

Recentemente o tenente QOABM Enio Silva da Costa, pertencente ao 9º BBM, em Juazeiro, norte do estado, juntamente com o Major BM Murilo Rocha, o tenente Michel Simões e o professor Juracy Marques, teve seu artigo “ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAÇÃO DO CBMBA NO COMBATE E NA PREVENÇÃO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA BAHIA” publicado na revista FLAMMAE (vol.10 nº 29/2024) que é referência nacional e destinada aos profissionais da área de Bombeiros e Segurança Pública.

 O foco principal do artigo está relacionado as ações desenvolvidas pelo CBMBA no combate e na prevenção dos incêndios florestais em todo estado e saber se atuação tem sido eficiente, principalmente se os desafios estão sendo superados e quais as ações estão são desenvolvidas.

As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas socioambientais enfrentados pelo Brasil, assim como um grave problema global. A Bahia tem o gigantismo de um país, com área territorial de 564.760.4275 km², ocupando a 5ª quinta colocação em dimensão territorial do Brasil. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em outubro de 2022, no período de 48 horas, a Bahia concentrou o segundo maior número de focos de calor no país. 

Ao longo dos anos, o CBMBA vem desenvolvendo ações de prevenções e de combate aos incêndios florestais, como é o caso da criação do Programa Bahia Sem Fogo, da Operação de Incêndio Florestal; da Operação Verde Bahia, com o fortalecimento das brigadas voluntárias, cursos de capacitações para os bombeiros militares e a consolidação de uma Coordenação de Incêndio Florestal, que tem como escopo articular e dar mais mobilidade às ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais em todo o estado.

Em suma, o CBMBA demonstrou avanços significativos na sua atuação no combate e na prevenção dos incêndios florestais na Bahia, embora ainda existem áreas que podem ser aprimoradas, para garantir uma abordagem mais eficaz e abrangente no enfrentamento desse importante desafio ambiental e social.

A importância do assunto foi tamanha que o oficial baiano reescreveu o trabalho em formatação para o capítulo do livro “O Fogo do Fogo: ecologia e política das queimadas nas serras do sertão”, da editora Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH, v. 4, 1ª ed., 2024.

 


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem