VALE EM FOCO

Estudantes das escolas de Tempo Integral de Petrolina mergulham em ambientes de criatividade

Ateliês Criativos estimulam o potencial, a autonomia e enriquecem o ensino integral

Uma parede inteira para pintura livre, telas em branco para os artistas da rede de ensino de Petrolina soltarem a imaginação e diversos materiais que acolhem, amplificam as abordagens e os olhares criativos dos alunos da Educação de Tempo Integral. Estes são os ateliês criativos, ambientes pensados de maneira pedagógica para estimular o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, por meio de diferentes linguagens e formas de conhecimento, ou seja, eles aprendem brincando, explorando o mundo e sendo colaborativos.  Nas unidades municipais, os discentes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos, incentivando a autonomia e o desenvolvimento de responsabilidades.

 

Os ateliês são espaços criados na própria sala de referência, ou em outros espaços da escola, nos quais as crianças podem desempenhar um determinado tipo de atividade. É um outro jeito de organizar o espaço e a rotina do aluno. Eles permitem explorar habilidades manuais, experiências sensoriais e interativas, alinhadas com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São espaços desafiadores que convidam o aluno a utilizar as mãos como ferramenta para muitas descobertas. Nestes locais, os alunos convivem, brincam, participam, exploraram e se conhecem. Muitos projetos surgem de forma espontânea, sempre sob a condução e o incentivo do professor, que ajuda a detectar os temas mais relevantes para o desenvolvimento das crianças.

 

A professora de Arte da Escola de Tempo Integral Lívia Cléa Viana Coelho, no bairro Antônio Cassimiro, Alda Maria Neto, explica que durante três vezes na semana os alunos participam de várias atividades no espaço, com uma abordagem que preza a liberdade e a criatividade das crianças. “No ateliê buscamos aguçar o espírito curioso da criança, incentivando o diálogo, a pesquisa e a experimentação dos materiais, utilizando técnicas para promover várias competências. Acreditamos que a valorização das suas capacidades torna o aluno mais confiante e determinado no modo como encara o mundo, enquanto ao mesmo tempo estimula a imaginação e a criatividade, a atenção e concentração, o raciocínio lógico, a motricidade fina, a orientação espacial, entre muitas outras competências, ao longo de toda a sua vida escolar”, finalizou Alda.

 

Texto: Elaine Barbosa

Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação

 

Fotos: Deivid Menezes

 

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