Ateliês Criativos estimulam o potencial, a autonomia e enriquecem o ensino integral |
Uma parede inteira para pintura livre, telas em branco para os artistas da rede de ensino de Petrolina soltarem a imaginação e diversos materiais que acolhem, amplificam as abordagens e os olhares criativos dos alunos da Educação de Tempo Integral. Estes são os ateliês criativos, ambientes pensados de maneira pedagógica para estimular o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, por meio de diferentes linguagens e formas de conhecimento, ou seja, eles aprendem brincando, explorando o mundo e sendo colaborativos. Nas unidades municipais, os discentes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos, incentivando a autonomia e o desenvolvimento de responsabilidades.
Os
ateliês são espaços criados na própria sala de referência, ou em outros espaços
da escola, nos quais as crianças podem desempenhar um determinado tipo de
atividade. É um outro jeito de organizar o espaço e a rotina do aluno. Eles
permitem explorar habilidades manuais, experiências sensoriais e interativas,
alinhadas com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São
espaços desafiadores que convidam o aluno a utilizar as mãos como ferramenta
para muitas descobertas. Nestes locais, os alunos convivem, brincam,
participam, exploraram e se conhecem. Muitos projetos surgem de forma
espontânea, sempre sob a condução e o incentivo do professor, que ajuda a
detectar os temas mais relevantes para o desenvolvimento das crianças.
A
professora de Arte da Escola de Tempo Integral Lívia Cléa Viana Coelho, no
bairro Antônio Cassimiro, Alda Maria Neto, explica que durante três vezes na
semana os alunos participam de várias atividades no espaço, com uma abordagem
que preza a liberdade e a criatividade das crianças. “No ateliê buscamos
aguçar o espírito curioso da criança, incentivando o diálogo, a pesquisa e a
experimentação dos materiais, utilizando técnicas para promover várias
competências. Acreditamos que a valorização das suas capacidades torna o aluno
mais confiante e determinado no modo como encara o mundo, enquanto ao mesmo
tempo estimula a imaginação e a criatividade, a atenção e concentração, o
raciocínio lógico, a motricidade fina, a orientação espacial, entre muitas
outras competências, ao longo de toda a sua vida escolar”, finalizou Alda.
Texto:
Elaine Barbosa
Assessora
de Imprensa da Secretaria de Educação
Fotos:
Deivid Menezes
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