VALE EM FOCO

SAAE Juazeiro orienta sobre uso correto da rede de esgoto


O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro tem buscado atender todas as solicitações dos usuários relacionadas ao esgotamento sanitário, Porém, as equipes têm se deparado com diversos materiais indevidos, ocasionando obstruções na rede, que provocam extravasamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, causando prejuízos materiais, transtornos e doenças.

Entre os resíduos mais encontrados pelo SAAE nas redes estão plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção e óleo de cozinha. No último trabalho de desobstrução, por exemplo, feito próximo ao Paço Municipal, foram encontradas pedaços de tecido na tubulação.

Com o intuito de minimizar essas ocorrências, o SAAE orienta a população quanto ao uso correto da rede de esgoto:

O óleo de cozinha, por exemplo, deve ter destino adequado e jamais ser lançado na rede de esgoto. Além de danificar seriamente as tubulações, compromete o meio ambiente.

Os resíduos sólidos, como garrafas, latas e roupas, encontrados com muita frequência dentro das redes coletoras, também são os maiores causadores de problemas de entupimento, assim como os resíduos orgânicos (comida) que não devem ser colocados na rede de esgoto.

Também é importante não jogar lixo nas ruas, para não ocorrer obstruções das galerias. A prevenção ainda é o melhor caminho.

“O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. Qualquer objeto diferente pode causar entupimento, formando um bloqueio e impedindo a passagem normal do efluente. Assim, os dejetos se acumulam, prejudicam o fluxo do esgoto e acabam ocasionando vazamentos em pontos mais baixos da tubulação ou até mesmo o retorno do esgoto para dentro dos imóveis e implicações no processo de tratamento”, explica a engenheira Louise Chiochetta, gestora de Obras e Projetos do SAAE.

Atendimento
Para que esses e outros problemas sejam resolvidos pelo SAAE, é importante ressaltar que os moradores precisam comunicar a situação, através da central de atendimento no número (74) 3614-9800, munidos de endereço e nome completo.

--

Texto: Karem Moraes- Ascom SAAE PMJ

Fotos: SAAE 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem