Com o início das festas de final de ano, a Prefeitura de Juazeiro, através da
Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), intensificou a
fiscalização aos eventos e a estabelecimentos que fazem uso de equipamentos
sonoros. A medida é uma forma de garantir a segurança e o bem-estar da população,
bem como a ordem pública. Para solicitar a liberação de apresentações musicais,
os donos de estabelecimentos devem procurar a Semaurb de segunda a
quarta-feira, das 8h às 14h, que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, Centro de
Juazeiro. No ato da requisição, é importante que o estabelecimento esteja com o
alvará de funcionamento em dia.
“O papel da Semaurb é garantir que a população aproveite os eventos com
segurança. Nesse sentido, intensificamos as fiscalizações para assegurar a
ordem em espaços públicos, bem como a presença ativa dos agentes de segurança,
prontos para garantir o bem-estar e a proteção do público que estará
participando dos festivais.”, enfatizou o secretário da pasta, Islédio Bandeira.
Para realizar um evento musical, é necessário apresentar o alvará de
funcionamento atualizado, assim como autorizações para bares, casas de shows e
eventos grandes em solo público. Festas particulares, como casamentos,
formaturas, aniversários e confraternizações, não necessitam de autorização. O
cumprimento desse procedimento é necessário para respeitar algumas etapas do
serviço. Ao dar entrada no pedido de liberação do evento, é gerado um boleto. O
contribuinte imprime e deve pagar. Após feito o pagamento do boleto, o setor
responsável analisa, via sistema, se todas as etapas foram cumpridas e,
posteriormente, a liberação do evento é autorizada.
Eventos em casas de shows
No caso de eventos em casas de shows, o processo de autorização é distinto e
requer o cumprimento de determinados requisitos. "Os proprietários de
casas de eventos ou produtores de festas precisam apresentar um alvará de
funcionamento atualizado. Se houver pendências no alvará, o proprietário da
casa de shows deve regularizar a situação. Por esse motivo, é necessário que
ele entre em contato com a Semaurb com, pelo menos, 15 dias de antecedência em
relação à data do evento, uma vez que é necessário realizar vistoria do Corpo
de Bombeiros e fiscalização do local. Este é um procedimento distinto",
explicou a diretora de eventos da Semaurb, Vanusa Galdino.
--
Texto: Gabriel Filliph - Ascom PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre - Ascom PMJ
Postar um comentário