VALE EM FOCO

PAPO DIÁRIO: A saúde dos eletrônicos

O Engenheiro Eletricista nos falou sobre a importância dos cuidados com os equipamentos eletrônicos, de como devemos fazer a manutenção.

Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹

Quando foi a última vez que você adoeceu ou precisou de cuidados? Acreditas que é, apenas, você a adoecer? Ou ter algum problema? Precisar de “manutenção”? Se falarmos no quesito do ser humano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma, e define, que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

O porquê nós perguntamos isto a ti? Em primeiro lugar, com fé em Deus, esperamos que vocês estejam bem! E a resposta desta questão é pelo simples motivo de que, da mesma forma que nós, seres humanos, adoecemos e precisamos de cuidados, os equipamentos eletrônicos, os quais usamos, muitas vezes, diariamente, precisam de manutenção, para ter uma melhor estabilidade e que nos garanta os seus devidos serviços

Para falar mais, sobre a saúde dos equipamentos eletrônicos, na operação e na manutenção de equipamentos, que o Papo Diário, trouxe, o Engenheiro Elétrico, Graduado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Juazeiro (BA), Técnico em Eletrotécnica, Helder Caldas.

.

[PAPO DIÁRIO: PD] O profissional da Área Elétrica, que detém o curso superior, se dedica ao planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir Energia Elétrica. Muitos de nossos leitores, acreditamos, pensam que vocês ficam, apenas, cortando fios, consertando lâmpada e chuveiro elétricos. O senhor, por favor, poderia nos dizer o que de fato faz a sua profissão?

[HELDER CALDAS: HC] O Setor Elétrico brasileiro envolve várias áreas como: A industrial onde os profissionais se dedicam a sistemas de automação e controle de processos, manutenção de máquinas e equipamentos e monitoramento da qualidade. Já no setor elétrico de potência temos a geração de energia (Centrais geradoras como hidrelétricas, termoelétricas, usinas solares e eólicas), a transmissão (cabos elétricos que interligam as usinas geradoras aos centros consumidores) e a distribuição de energia (Concessionárias estaduais que distribuem a energia aos consumidores finais).

Em todas essas áreas envolvem vários profissionais especializados em atividades específicas como a manutenção com a rede energizada (onde não é necessário desligar o sistema), expansão e construção de novas redes elétricas assim como aqueles que se dedicam a monitorar e prover ações de controle para que todo o sistema elétrico funcione da melhor forma possível e com o menor custo financeiro e ambiental possível.

.

[PD] A pergunta que não quer calar: Conte-nos, por favor, do que dá o embate: Engenheiro Eletricista versus Técnico em Eletrotécnica?

[HC] Profissionais com nível médio, Técnicos em Eletrotécnica, são aqueles com a formação para executarem serviços que envolvem eletricidade, com a bagagem teórica necessária para intervir e corrigir sistemas com falhas. Ou seja, profissionais com uma prática maior de campo.

Engenheiros Eletricistas, tem um perfil de atuação mais teórico, pois estuda, projeta e dimensiona, com base em cálculos, sistemas para que funcionem da melhor forma possível. Outra atuação bem comum dos engenheiros é a atuação como gestor de processos e pessoas, sendo um administrador com conhecimentos específicos do setor em que atua.

.

[PD] O senhor concorda, se assim podemos dizer, que o Brasil, desde a Hidrelétrica de Itaipu, até as recentes descobertas de petróleo, a utilização dos biocombustíveis, se posicionou como potência mundial no campo da energia?

[HC] O Brasil tem condições naturais que favorecem muito a geração de Energia Elétrica: Temos muitas bacias hidrográficas (Rios com quedas d’água acentuadas) que favorecem a geração de Energia Hidrelétrica, os maiores corredores de vento do mundo que favorecem a geração de Energia Eólica e índices de irradiação solar, média anual, ideais para geração de Energia Solar.

Infelizmente, só nos tornamos especialistas e de fato potência mundial no primeiro tipo de geração, as hidrelétricas.

Apesar do crescente número de projetos eólicos e solares, não dominamos a tecnologia e ainda falta muito investimento no setor para que possamos produzir os componentes necessários como placas solares e aerogeradores eólicos com tecnologia % nacional

.

[PD] O Brasil, em toda a sua variabilidade territorial e de etnias, possui um sistema de distribuição de Energia Elétrica, a partir daí, de que forma ela chega até as nossas residências?

[HC] A Energia Elétrica passa, basicamente, por três caminhos até que possamos consumi-lo.

a) Geração de Energia: É onde ocorre o processo de transformação de algum tipo de energia (luminosa, térmica ou mecânica) em energia elétrica. São as usinas Hidrelétricas, Termoelétricas, solares, eólicas ou nucleares.

b) Transmissão de Energia: É o caminho de interligação do centro gerador de energia, que muitas vezes fica afastado dos grandes centros, até os grandes centros de consumo, as cidades.

c) Distribuição de Energia: É representado pelas concessionárias estaduais de energia. Em Pernambuco, Celpe (Companhia Energética de Pernambuco). Na Bahia, Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). Essas empresas tem a função de captar a energia recebida pelas redes de transmissão e distribuir para todos os consumidores finais de energia (Residências, indústrias e comércios).

.

[PD] A Gramática da Língua Portuguesa afirma que o profissional recebe o mesmo adjetivo que o distingue na realização da sua atividade profissional. Sendo assim, nós gostaríamos de entender o porquê da luta com o nome da profissão de vocês e qual o correto a se dizer: Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletricista?

[HC] O profissional que trabalha que eletricidade é o “Eletricista”. Logo, a titulação correta é “Engenheiro Eletricista”. “Engenheiro Elétrico” é apenas um vício de linguagem comum em nossa sociedade!

.

[PD] Pelo glossário da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) a Concessionária de serviço público é um agente titular de serviço público federal delegado pelo poder concedente mediante licitação (concorrência). As concessionárias podem ser geradoras, distribuidoras ou transmissoras de energia. Aqui no Vale do São quais destas três se encaixa e por quê?

[HC] Temos Concessionárias de distribuição de energia que comercializam a energia recebida das unidades geradoras. Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), em Pernambuco e Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), na Bahia.

.

[PD] É verdade que no corte repentino do fornecimento de energia, ou de qualquer outro tipo, tais como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os nossos dispositivos eletrônicos?

[HC] Sim! Equipamentos eletrônicos normalmente são mais sensíveis a flutuações de energia, principalmente a elevações de tensão repentinas.

.

[PD] Queremos saber se procede, a afirmativa, sobre oscilação de potência, segundo os autores, João Pedro Soares Martins e Eduardo Machado dos Santos, presente em seu artigo, “Técnicas de Bloqueio da Proteção de Distância em Linhas de Transmissão durante Oscilações de Potência”, eles asseguram que

No intuito de prevenir tais condições, são utilizados bloqueadores de oscilação de potência (função ANSI 68) na lógica operacional do relé de distância (função ANSI 21), de forma que a proteção atue nas condições de curto-circuito e permaneça inoperante para casos de oscilações instáveis e estáveis de potência.

[HC] Ao longo das linhas de transmissão de Energia Elétrica temos subestações intermediárias que devem possuir proteções elétricas contra oscilações. Então, a afirmativa é procedente.

Mas, deve-se lembrar que, essas oscilações podem ocorrer no caminho final ao consumidor: linhas de distribuição das concessionárias. E nem todos os circuitos alimentadores possuem esse tipo de proteção.

.

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que você deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de se ter com os equipamentos eletrônicos?

[HELDER CALDAS: HC]: Agradeço a oportunidade e quero deixar, os leitores cientes:

1. Sempre limpar os eletrodomésticos desconectados da fonte de energia (tomada);

2. Colocar protetores nas tomadas para evitar contatos acidentais;

3. Solicitar um técnico de confiança para analisar as instalações elétricas e suas respectivas proteções a cada 02 anos;

4. Não puxe diretamente o cabo para desconectar da tomada;

5. Evite utilizar “T’s” ou “benjamins” para conectar vários aparelhos em uma só tomada;

.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem