VALE EM FOCO

PAPO DIÁRIO: O ser humano e a balança saem de férias?

 

A Nutricionista nos explicou o que devemos fazer, não apenas quando queremos perder peso, mas como nos comportar durante o período de férias.

Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹

Ainda estamos no período das férias-pelo menos para algumas pessoas-e junto delas, isto ocorre para todos nós, vem a sensação de paz, alegria e relaxamento, em todos os sentidos e circunstâncias, durante as viagens, no sono, nas comidas, dentre outros. Permitindo que tudo se desregule e por ser o período em que nos descontrolamos, literalmente, fugimos da dieta, do regime. Somado a isto, boa parte dos indivíduos, se descuidam da sua alimentação regrada e da prática, diária, regular de exercícios físicos.

A partir disto, muita gente se pergunta como manter uma boa saúde, ter uma alimentação nas férias tão saudável quanto ao longo do ano. É possível resistir às tentações durante elas e manter o foco em um estilo de vida saudável? Principalmente, nobres leitores, com tantas festas, eventos e até mesmo durante as viagens, é impossível não sair um pouco dos trilhos e se satisfazer com algumas comidas que geralmente não fariam parte do nosso cardápio habitual.

Fiquemos todos calmos! Pois isso é normal e não tem nada de mal em se tratar com carinho um pouco, fugindo, em pequenas quantidades, dos limites e das regras. Entretanto, neste tempo de férias, de descanso, é preciso ir com calma, continuar focado e alcançar os seus tão sonhados resultados, depois de alguns escorregões normais nessa época do ano. E para falar mais sobre este assunto, que o Papo Diário, trouxe a Nutricionista (CRN 24800/PE) formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Maria Luiza Plácido.

[PAPO DIÁRIO: PD] Se a missão do Nutricionista é a de conferir deficiências ou detectar excessos de nutrientes em seus pacientes, indicando um cardápio exclusivo para que a alimentação seja feita de forma adequada e saudável para o mesmo. O porquê de vocês serem conhecidas, por algumas pessoas, como “Ditadores da Saúde” os quais cortam tudo que se é bom de comer e só deixam ‘as folhas e verduras’ e queremos saber se esta informação procede?

[MARIA LUIZA PLÁCIDO: MLP] Já vou logo te dizendo que este questionamento não procede. Pois a consulta com um Nutricionista é importante para conhecer os tipos de alimentos que devem estar presentes ou serem eliminados no seu dia a dia.

Ao restringir a Dieta a um só tipo de grupo de alimentos pode levar à perda rápida de peso, porém causa complicações à saúde e produz “Efeito Sanfona”.

De maneira geral a alimentação deve conter todos os grupos de alimentos (carboidratos, proteínas, gorduras dentre outros).

[PD] O questionamento de quem quer ser um milionário: Existe algum motivo em acreditares no porquê as pessoas demoram em ir até vocês?

[MLP] Sim, levando em consideração que a Nutrição também é uma ciência preventiva e a maioria das pessoas só procuram um Nutricionista quando está com alguma patologia (Se trata de qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou a caracterize) ou sentem urgência em perda ou ganho de peso.

[PD] Sabemos que vocês lidam com a beleza, vaidade, autoestima, desejo, vontade das pessoas, trabalhando, focando, em um tipo de padrão corporal. Sendo assim, a senhora, por favor, podes nos dizer: Existe um corpo perfeito? E o que se deve fazer para tê-lo?

[MLP] Não existe corpo perfeito! O modelo de beleza ideal é sermos saudáveis, e, principalmente, estarmos felizes com nós mesmos. Um corpo bonito deve ser consequência de bons hábitos alimentares.

[PD] Todos nós, cada qual, em sua rotina pessoal, tem seu próprio estilo e ritmo de vida. A partir, desta afirmativa, nos conte, por favor: Qual a melhor dieta para quem quer emagrecer?

[MLP] Costumo dizer que a Dieta é algo temporário e sem objetivos a longo prazo. A Reeducação Alimentar é um caminho que deve ser almejado por pessoas que buscam uma alimentação balanceada e nutritiva, em que os resultados serão para a vida toda.

Vale ressaltar que não existe a dieta ideal para emagrecer, pois todos nós temos uma individualidade biológica, o que serve para um pode não servir para o outro, o que torna indispensável procurar auxílio de um profissional habilitado.

[PD] Em sua opinião profissional, por favor, nos diga quais os erros mais frequentes de uma pessoa que segue e faz, sem orientação médica, quaisquer destas “Dietas da Modinha” (Dieta Cetogênica, Paleolítica, Dunkan, dentre outras)?

[MLP] O erro mais comum é a falta de informação. Pois alguns cardápios dessas dietas que prometem resultados rápidos são extremamente restritivos, na casa de mil calorias, por dia, por exemplo, e cortam tanta coisa da alimentação que pode até fazer emagrecer, mas esse emagrecimento não é saudável.

Outro exemplo é ‘Dieta Detox’ que adquiriu tantos seguidores por conta de alguns famosos e “blogueiros fitness” e a maioria das pessoas que a seguem, por meses, sem saber que só é recomendado por no máximo três dias. A maioria dessas dietas restringem grupos alimentares e gera deficiência de vitaminas e minerais e todos nós temos um estilo de vida, uma individualidade biológica.

[PD] Acabamos de sair do período das festas juninas, no qual sempre cometemos excessos, por conta das comidas e das bebidas, fazendo com que os ponteiros da balança girem e o nosso peso mude. Gostaríamos de saber o que podemos fazer para lidar com este fato?

[MLP] Para recuperar o prejuízo no pós-festa, a indicação é combinar alimentação e exercício físicos, voltar para sua rotina diária, ingerir bastante água, trocar carboidratos simples por complexos e mais naturais como grãos, legumes e vegetais. Além disso, alimentos integrais também são fonte de fibras, que ajudam na digestão e evitam que o corpo faça picos de insulina e com isso acumule gordura.

[PD] Podemos dizer que assim como os seres humanos, entram de férias, tiram o seu descanso até a boa alimentação vai pelo mesmo caminho?

[MLP] É bastante comum deixar de comer refeições completas durante as férias. Pizzas, hambúrgueres ou quaisquer outros tipos de fast-food, são opções que podem ser consumidas de vez em quando, se você segue uma dieta balanceada.

Porém comer só este tipo de alimento durante todo o dia no período de folga pode causar vários malefícios ao nosso organismo, por isso, durante as férias tente fazer o máximo de refeições com ‘’comida de verdade’’, ou seja, um prato com hortaliças, legumes, carboidratos, proteínas e gordura saudável.

Temos que nos lembrar de que o corpo não tem calendário, calorias de férias contam igual, o segredo é manter o equilíbrio.

[PD] Quais seriam as suas dicas para manter a boa alimentação das crianças durante o período de férias escolares?

[MLP] Evitar deixar a disposição das crianças os alimentos com excessos de açúcar e ricos em gordura, a exemplo, como chocolate, salgadinhos. Substitua-os por legumes temperados e cortados, como queijos, tomates, pepinos; Invista em lanches como sanduíches naturais, sucos de frutas, batidos com iogurte ou água de coco, além de saborosos são ricos em vitaminas e ajudam na hidratação. Vale lembrar que é importante não pular nenhuma refeição; Use a criatividade para decorar os pratos e chamar atenção das crianças também é uma ótima dica.

[PD] A senhora sugere diminuir e/ou erradicar o consumo de alimentos que contém uma grande quantidade de açúcar, gordura e conservantes?

[MLP] Se possui uma grande quantidade deverá ser eliminado da alimentação, pois sabemos as consequências que esses produtos causam na nossa saúde. Se consumido em excesso alguns tipos de conservantes podem acarretar inúmeras situações como alergias, problemas gástricos e doenças mais graves como câncer.

[PD] O que acontecerá, com quaisquer seres humanos, quando extrapolamos no consumo de refrigerantes, doces e outras guloseimas que substituem os alimentos nutritivos e relevantes para nossa saúde?

[MLP] O maior problema que pode ser causado é a obesidade. Leve em consideração que é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas sérias, tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de termos cuidados com a nossa alimentação durante o nosso período de férias?

[MARIA LUIZA PLÁCIDO: MLP] Gostei muito de ter ajudado os nossos leitores com este assunto! Obrigada! Seguem as minhas dicas: Não se esqueça dos horários das refeições, é importante que você tente seguir uma rotina mesmo que mais flexível; Beba muita água, pois além de se manter hidratado contribui para a sensação de saciedade; Opte por alimentos que dão mais energia para aproveitar o dia como açaí ou água de coco; Coma frutas já que elas continuam sendo uma ótima opção, principalmente se for passar o dia fora de casa, podendo levar na bolsa e assim evitar o consumo de produtos industrializados.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem