O Matemático nos mostrou que esta Ciência Exata, mesmo com às polêmicas até os elogios, os quais recebe, pode e é essencial a vida do homem, desde as grandes até as menores situações vividas por ele. |
A Matemática é aquela matéria em que, quando estamos na escola, ou até mesmo na universidade, a depender do curso, é amada por uns e odiada por outros. Já para o matemático francês e o ganhador da Medalha Fields- prêmio concedido para pessoas que fizeram contribuições relevantes para as ciências exatas, em específico a Matemática-, Cèdric Villani, afirmou, aconselhando, no ano de 2011, em uma entrevista ao jornal espanhol, “El País”, que além da simplicidade e facilidade desta disciplina, vivida tanto para pessoas comuns quanto para os matemáticos, nós não devemos planejar aquilo que irá acontecer conosco.
Cèdric
quis nos dizer para crescermos em nossa vida, pessoal e/ou profissional, temos
de nos aprofundar na busca pelos nossos objetivos, ou em direções que nos levem
até ele, vivendo as alegrias e os medos para obter o saldo esperado. E o que
isto tem haver com a Matemática? A mesma coisa. Tendo em vista de que os
números, e suas ações, estão presentes, intrínsecos, em nossa vida ordinária,
desde um simples somar ou subtrair em uma prova, a questão da passar de troco,
ou em até contar os minutos para a nossa comida ficar pronta.
Para
falar mais, sobre a importância da Matemática, não apenas como disciplina
escolar (e/ou de nível superior), mas também, presente em nossa vida, que o
Papo Diário, trouxe o Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual
de Campinas-UNICAMP (2014), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de
Campina Grande-UFCG (2006) e graduado em Ciências com habilitação em Matemática
pela Universidade de Pernambuco - UPE(2000), Lino Marcos da Silva, mais
conhecido como, Lino Silva.
Lino
também é Professor de Matemática da Universidade Federal do Vale do São
Francisco (UNIVASF), do curso de engenharias, no campus Juazeiro da Bahia.
Docente permanente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
(PROFMAT), do qual foi coordenador por mais de 3 anos. Desenvolve trabalhos na
área de Pesquisa Operacional com ênfase em Métodos de Pontos Interiores. Tem
experiências ainda em Matemática Discreta e Combinatória, Computação
Científica, em Ensino de Matemática e na Formação Continuada de professores de
matemática da Educação Básica.
[PAPO DIÁRIO: PD] Muitos de
nossos leitores, acreditamos, tem a visão dos matemáticos, enfiados com os
rostos nos livros com as lentes grossas dos óculos, no estilo, creiamos,
“Professor Pardal”, como nos desenhos do “Tio Patinhas”. Esta informação
procede? E o senhor, por favor, poderia elucidar, aos nossos ledores, o que
fato é a sua profissão?
[LINO SILVA: LS] A informação não
procede. Basta olhar para mim, não tenho este estereótipo (risos). O Matemático
brasileiro, ganhador da Medalha Fields* (prêmio equivalente a um Nobel), Artur
Àvila não tem esse estereótipo. O proeminente Matemático francês Cedric
Villani, outro ganhador da Medalha Fields, apesar de excêntrico, também nem de
longe lembra o adorável personagem professor Pardal.
Sobre a profissão de Matemático,
podemos dizer, sob uma perspectiva bem simples e purista, que a essência de seu
trabalho consiste na demonstração de teoremas sobre os quais a teoria
matemática se desenvolve. Contudo é preciso que se esclareça que há Matemáticos
que trabalham sob a perspectiva da Matemática Aplicada e desempenham um
importante papel nas indústrias, em órgãos governamentais e no mercado
financeiro.
*Medalha Fields: Medalha Internacional
de Descobrimentos Proeminentes em Matemática
[PD] A Matemática lida muito com
a lógica e a precisão dos fatos com/nas situação/situações prática (s). Se é
assim, por favor, como podemos explicar a relação delas com outras disciplinas?
[LS] Conhecimentos de Matemática
são imprescindíveis em diversas disciplinas como a Biologia, a Geografia, a
Física e a Química, para citar algumas. Porém, infelizmente, essas relações nem
sempre se manifestam nas salas de aula. Uma pesquisa realizada por um
orientando de mestrado meu, revelou que praticamente não há a
interdisciplinaridade entre o ensino de Biologia e Matemática, por exemplo, em
escolas públicas. A pesquisa foi realizada numa determinada cidade do norte da
Bahia, mas acredito que esse resultado não seja diferente no resto do estado ou
do país.
[PD] A palavra Matemática, que é
de origem grega, tem como um de seus significados a “Ciência do Conhecimento”,
é responsável por estudar, lógica e abstratamente, quantidades, medidas,
variações e estatísticas.O que o senhor tem a nos dizer sobre a influência
direta desta disciplina na vida do ser humano?
[LS] A Matemática está presente
nas atividades básicas do ser humano desde as civilizações mais antigas. Além
disso, o conhecimento matemático é responsável, em grande parte, pelas grandes
conquistas da humanidade. Podemos dizer que essa ciência possibilitou as
grandes navegações no mar, na internet e, também, no espaço.
De forma que podemos afirmar que
a Matemática teve e tem uma grande influência na vida do ser humano.
[PD] Para que o estudante possa
assimilar esta disciplina de uma forma melhor, mais rápida e eficiente, por
favor, nos diga: Quais os recursos, o senhor, enquanto profissional da área,
recomenda para que ele possa aprender mais sobre o conteúdo aplicado em sala de
aula?
[LS] Um excelente Professor de
Matemática da região e, também um grande um amigo, o Prof. Dantas, me disse uma
vez que “a Matemática entra pelos dedos”. É claro que a afirmação do Professor
vai no sentido de que é preciso exercitar a Matemática para aprendê-la bem. Por
isso, uma técnica que considero muito eficiente para o estudo de Matemática é:
organizar, de preferência com suas palavras, num caderno ou em outro material
adequado, os conteúdos estudados, esquematizar os principais conceitos
envolvidos, procurar estabelecer relações entre eles e, claro, resolver
exercícios, os mais diversos possíveis. Além disso, é importante também que o
estudante busque compreender as demonstrações ou deduções das fórmulas
estudadas, quando houver.
Outros recursos também que os
estudantes podem lançar mão para melhorar a compreensão do que está sendo
estudado são: a realização de leituras sobre o tema (por exemplo, aspectos
históricos envolvidos ou aplicações do conteúdo), discussões de resolução de
questões e problemas com os colegas da turma (essa técnica ajuda a melhorar a compreensão
dos conceitos, sanar algumas dúvidas ou levantar outras que podem ser
encaminhas ao professor), o uso de recursos computacionais (para visualização
gráfica, principalmente de gráficos e figuras tridimensionais, realização de
cálculos mais complexos e verificação de propriedades).
[PD] A pergunta de quem quer ser
um milionário: o porquê que a Matemática é difícil?
[LS] A Matemática é uma ciência
que, a partir, de um certo nível, necessita de um raciocínio organizado e
ancorado na abstração. Além disso, no âmbito escolar, familiar e social, há uma
propagação de falsos paradigmas em torno desta disciplina que desencoraja o
estudante a aprendê-la, ao menor sinal de dificuldade.
Essas ideias negativas acerca da
disciplina acabam, também por, de certa forma, justificar a falta de interesse
e o baixo rendimentos dos alunos na Matemática. Por isso creio que a fama de
disciplina difícil extrapola características intrínsecas da Matemática e acaba
por englobar também aspectos socioculturais.
Por exemplo, numa tentativa de
minimizar esse problema há um movimento encapando por professores de Matemática
que tem o seguinte lema: “Não fale mal da Matemática na frente das crianças”.
[PD] O simples calcular de tempo
para assar um bolo, se, caso possamos afirmar, faz com que a Matemática esteja
presente, em muitas situações, comuns e simples, de nosso cotidiano. Sendo
assim, o que achas sobre a população brasileira ter um dos piores índices de
aprovação nela?
[LS] O baixo rendimento dos
alunos no âmbito escolar nem sempre se reverte em reprovação na disciplina,
pois isso depende de como cada rede de ensino lida com o problema. Contudo,
indicadores como o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o
PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) indicam, de fato, que a
aprendizagem em Matemática no Brasil não vai bem.
Os dados são preocupantes. Por
exemplo, no PISA, o Brasil ocupa a 66a posição em matemática, num universo de
70 países avaliados. Já resultados do SAEB indicam que menos de 5% dos
estudantes do Ensino Médio atingem o aprendizado adequado para essa etapa da
Educação Básica, segundo os critérios estabelecidos pelo MEC (Ministério da
Educação). É claro que esses resultados também acabam por impactar o acesso e a
permanência no Ensino Superior. Diante de resultados tão pífios, é necessário e
urgente que os governantes ponham em prática todo o discurso de que educação é
prioridade e desenvolvam ações que ajudem a mudar essa realidade.
[PD] Diga-nos, em sua opinião:
Como está a Matemática aqui Vale do São Francisco?
[LS] Quando se trata das questões
relacionadas ao ensino, acredito que estamos evoluindo bem. Nesse sentido,
considero extraordinário as realizações do curso de Matemática da UPE
(Universidade de Pernambuco), do Mestrado Profissional em Matemática
(Profmat/Univasf) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Matemática
(Nupemat/Univasf ).
Por meio de parcerias entre si ou
com as redes de ensino da região, esses grupos têm desenvolvidos inúmeros
projetos de formação continuada de professores, divulgação científica,
preparação de estudantes para participação em olimpíadas e realização de
eventos, dentre outras. Uma outra notícia relevante que certamente implicará em
bons frutos para o ensino de Matemática na região, particularmente para
Juazeiro (BA), foi a aprovação pelo Conselho Municipal de Educação do município
do aumento da carga horária da disciplina na rede municipal de ensino.
Com relação a pesquisa em
matemática pura ou aplicada, ainda estamos engatinhando (bem devagar).
*Profmat: Mestrado Profissional
em Matemática em Rede Nacional
*Univasf: Universidade Federal do
Vale do São Francisco
[PD] Em sua opinião, por favor, o
Vale do São Francisco pode/poderá ter grandes Matemáticos num futuro próximo?
[LS] A Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem revelado jovens talentos aqui na
região. Logo, o prognóstico é positivo sim. Da mesma forma que Petrolina e
Juazeiro tem revelado, para o país e para o mundo, grandes artistas e atletas,
também poderá revelar, em breve, grandes matemáticos.
[PD] É válido fazer esta
pergunta: Em que prognóstico a Matemática estará daqui a 5 ou 10 anos?
[LS] Quando se trata da
Matemática produzida nos institutos de pesquisas e nas universidades, o nível
da Matemática brasileira é semelhante ao das grandes potências mundiais. Isto
é, o Brasil está no topo da produção científica mundial, avançando nas
fronteiras do conhecimento matemático. Nesse sentido, acredito que o
conhecimento matemático mundial continuará avançado a passos largos, inclusive
com a colaboração dos matemáticos brasileiros. Contudo, temos, aqui no Brasil,
um problema sério com a Matemática da Educação Básica. Gostaria, pois, que
daqui a 10 anos, o Brasil apresentasse também melhores índices de aprendizagem
Matemática nesse nível de ensino.
[PAPO DIÁRIO: PD] Nós
gostaríamos, por favor, que o senhor deixasse algumas dicas (curtas, breves,
dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância de
cuidar dos nossos números e operações matemáticas?
[LINO SILVA: LS] Parafraseando
Guimarães Rosa, digo que assim como a vida, o que a Matemática nos pede é um
pouco de coragem.
Coragem para nos aproximarmos
dela, livres de todas as ideias negativas comumente propagadas e de coração
aberto para aprender essa ciência linda e indispensável à atividade humana.
¹O Papo Diário, semanalmente,
terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e
descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com
profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo
com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema.
Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.
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