VALE EM FOCO

Estudantes da rede municipal de Juazeiro são premiados na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes

 

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, em Juazeiro, foram premiados com o primeiro e o segundo lugar da categoria Ensino Fundamental na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes, promovida pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento aconteceu nesta sexta-feira (20) e reuniu estudantes de diversas escolas do Vale do São Francisco no campus do IFSertãoPE em Petrolina.

Na mostra, cada equipe finalista teve direito a dois lançamentos de foguete. Os que alcançaram a maior distância foram os vencedores. “Nós contamos com duas equipes participando da final e, assim como no primeiro ano da mostra, garantimos o primeiro e o segundo lugar. Ficamos muito felizes porque só tínhamos duas equipes representando a escola e as duas conseguiram um bom resultado”, contou a professora de Robótica do Paulo VI, Alana Gama, responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

Foguetes

Os foguetes totalmente construídos pelos estudantes, apenas com algumas orientações da professora, são confeccionados utilizando duas ou mais garrafas PET e funcionam com água e ar comprimido. Na competição, os foguetes ficam sobre uma base de lançamento, também construída pelos alunos em pvc. Para impulsionar o foguete, os alunos usam uma bomba de encher pneus de bicicleta.

De acordo com a professora Alana Gama, no processo de confecção do foguete e com a participação na mostra, os estudantes desenvolvem uma série de habilidades. “Do ponto de vista pedagógico, esse processo é muito enriquecedor para os estudantes. Eles aprendem matemática, química, física, astronomia e cultura maker, além de desenvolverem habilidades socioemocionais”, frisou a professora.

Os estudantes premiados foram Luan Garcia, Márcio Galdino e Ryan Damásio, alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, e Igor Costa, Josué Ribeiro e Tiago Mendes, alunos do 9° ano.

--

Texto: Ascom Seduc/PMJ

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem