VALE EM FOCO

Agosto Lilás: Patrulha da Mulher de Petrolina destaca importância da campanha

 

 

A Prefeitura Municipal está reforçando a importância de discutir os assuntos abordados durante a campanha nacional do Agosto Lilás. Em Petrolina, um trabalho notável tem sido feito pelo grupamento da Patrulha da Mulher, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) e desde sua criação, em março de 2019, a equipe garantiu a proteção para mais de 890 mulheres vítimas de violência no município. 

 

O Agosto Lilás é celebrado em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, e que passou a inibir de forma mais incisiva os casos de violência doméstica no país. A campanha nasceu com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias de agressão. O lilás simboliza respeito e, por esse motivo, esse tom foi escolhido para colorir o mês da campanha. 

 

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Luiz Cláudio, o assunto deve ser sempre lembrado. ”O Agosto Lilás também representa uma forma de integrar e acolher. Ações como estas fortalecem a proteção às mulheres vítimas de violência, bem como mostram que a Patrulha da Mulher vem buscando cumprir o seu papel no fortalecimento da segurança pública em Petrolina. A orientação do prefeito Simão Durando é que a Guarda esteja cada vez mais próxima da população”, pontuou Luiz Cláudio.  

 

Segundo o comandante da Guarda Civil, Jenivaldo dos Santos, a Patrulha tem mostrado um serviço de utilidade pública, servindo para que as mulheres tenham maior segurança nas suas casas e nas ruas, sem ter medo de que o agressor tenha acesso a elas, voltando a ter uma vida digna, cidadã, como mulher livre. "Nossa Patrulha é um caso de sucesso, servindo inclusive de modelo para outras cidades do Estado. Tudo isso fruto do comprometimento e atuação dos guardiões", pontuou Jenivaldo dos Santos.   

 

A mulher que estiver passando por alguma situação de violência pode procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que funciona 24h, ou registrar a denúncia pela central de atendimento da Guarda Civil Municipal, através do telefone 153. 

 

Texto: Luzete Nobre       

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem