VALE EM FOCO

Papo Diário: A saúde do trabalhador

 

A Técnica em Segurança do Trabalho falou sobre o objetivo da profissão deles que é de poder cuidar da saúde e a integridade física do colaborador. Como também elucidou dúvidas sobre relações de empregador e trabalhador.

Por Emaísa Lima

papodiario30@gmail.com¹

É visando a busca pela redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promoção, reabilitação e vigilância na Área de Saúde que as empresas estão sempre em busca da produtividade de seus funcionários. É por isto que se tem levado em consideração a ‘Saúde do Trabalhador’, que visa à prevenção, curativa, reabilitação de função e readaptação profissional inserido no mercado de trabalho.

Promovendo um meio ambiente laboral sadio e livre de doenças e acidentes decorrentes de serviço do colaborador, melhorando as condições e minimizando as consequências prejudiciais é contribuir na formação de uma sociedade que promova a saúde preventiva através dos espaços de trabalho.

Vale destacar que saúde e doença estão condicionadas e determinadas pelas condições de vida das pessoas e são expressos entre os trabalhadores também pelo modo como as vivenciam, os processos e os ambientes em que trabalham. Para discutir este assunto, além de tirar as nossas dúvidas, sobre a relação existente entre empregador e colaborador, que o Papo Diário, trouxe aos nossos leitores a Graduada em Engenharia de Produção; Tecnóloga em Administração de Pequenas e Médias Empresas; Técnica em Segurança do Trabalho; Palestrante e Instrutora de Curso Técnico, Simone Maria da Silva Santos.

[PAPO DIÁRIO: PD] Para esclarecimento geral: Um dos conceitos de sua profissão é aquela que se preocupa em minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, proteger a integridade física e psíquica dos trabalhadores em/durante suas atividades laborais. Porém, podemos considerar que os Técnicos em Segurança do Trabalho estão a favor da empresa e contra o trabalhador? Ou do lado do colaborador e contra a empresa?

[SIMONE SANTOS: SS] Acredito que é um profissional que cuida das duas partes como foi citado acima, em sua pergunta, cuidando do colaborador evitando futuros danos a ele. Como também é a favor da empresa evitando futuras perdas na produção ou em multas pelos órgãos responsáveis pelas leis que cuidam do trabalhador.

[PD] A pessoa que deseja ser profissional da Área de Segurança do Trabalho conhecimento, durante o seu processo de aprendizagem, tem de ter o conhecimento nas áreas como Medicina, Engenharia, Enfermagem, Estatística e Epidemiologia, desenvolvendo diversas tecnologias, como os equipamentos de proteção individual (EPI). Podemos dizer que este profissional é da Área da Saúde, de Humanas, Ciências Exatas?

[SS] Eu preciso dizer que o estudante da Área de Segurança existe a necessidade de buscar conhecimento em todas as áreas que se correlacionem com o cuidar do trabalhador, sendo um profissional de humanas é em algumas situações de acordo com as normas regulamentadoras será um profissional de exatas.

[PD] Qual o medo, nos dias atuais, que o empregador tem em contratar um profissional da Área de Segurança do Trabalho?

[SS] Pode existir esse medo por parte de empregadores mal informados do que possa a ser Segurança do Trabalho, sendo que o profissional só trará benefícios a empresa.

[PD] O profissional desta área tem de saber trabalhar com várias pessoas e vale o destaque de que, para trabalhar, termina formando uma equipe multidisciplinar capacitada para abordar qualquer questão relacionada à Segurança do Trabalho. Como lidar com isto?

[SS] É de suma importância o profissional da área de segurança do trabalho ter boas relações interpessoais para quer possa envolver toda equipe em seus objetivos.

[PD] É verdade esta afirmativa: A prevenção do acidente do trabalho inclui doenças ocupacionais?

[SS] Que fique claro: As Doenças Ocupacionais são aquelas produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho. E lembrando que a prevenção inclui doenças ocupacionais, entre outros, a fim de evitar qualquer dano ao trabalhador.

[PD] A partir da sua atuação aqui no Vale do São Francisco é possível fazer uma lista com os casos que acontecem com mais frequência na nossa região?

[SS] Os descasos mais comuns, que acontecem, aqui em nossa região, entre os empregadores são os desconhecimento das leis que cuidam do trabalhador, trazendo assim danos futuros, e as situações mais acometidas pelos colaboradores é a autoconfiança.

[PD] O que são e qual a importância do uso dos: Equipamento de Proteção Individual (EPI) e do Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)?

[SS] O termo EPI diz respeito aos Equipamentos de Proteção Individual, enquanto o EPC define os Equipamentos de Proteção Coletiva. Esses dispositivos eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva.

[PD] A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visa promover ações para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, mantendo o trabalho de promoção da saúde permanente e cotidiano, aqui no Vale, o que mais se é trabalhado nelas?

[SS] A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

[PD] Cabe, somente, apenas, a Área de Segurança do Trabalho, e os seus profissionais, criar, gerenciar, planejar, organizar, por em prática, ações preventivas que podem minimizar riscos de acidentes que visam preservar: a vida?

[SS] Não, todas as áreas da empresa tem que estar envolvidas na prevenção de todos! Todos ficando bem informados sobre os riscos existentes nela.

[PAPO DIÁRIO: PD] A senhora pode, por favor, deixar algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância da Segurança do Trabalho na vida deles?

[SIMONE SANTOS: SS] Eu preciso dizer que: Viver com Segurança, pois é direito de todos, dever de cada um. Sem dúvidas, hoje em pleno século XXI os Técnicos em Segurança do Trabalho têm uma grande importância no mercado.

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem