O governador Jerônimo
Rodrigues anunciou, nesta segunda-feira (19), a requalificação completa do
Teatro localizado na sede do IRDEB, em Salvador. A assinatura da Ordem de
Serviço para início das obras aconteceu na sede da instituição e contou com a
presença da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, do diretor
geral, Flávio Gonçalves, além de músicos, compositores, artistas do teatro
baiano, dentre outras autoridades.
“Quem já estudou a história do Irdeb sabe que ele começou a funcionar no subsolo da biblioteca dos Barris. O que estou fazendo aqui hoje, com a ajuda de todas e todos, é garantir um espaço para a cultura pública. Imagine aqui a apresentação dos Filhos de Gandhy, do Ilê Aiyê ou um aulão do Enem. Vamos ter aqui apresentações culturais, palestras, seminários, teremos confraternizações para apresentar o melhor futebol do campeonato baiano e intermunicipal. Nós vamos trazer aqui estudantes do interior da Bahia e da região metropolitana para conhecer a TV, a rádio e, naturalmente, fazer eventos aqui dentro”, comemorou o governador.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, comentou o impacto para a educação, a partir da modernização do teatro. “Essa nova estrutura, modernizada e à disposição da população do Estado da Bahia, também dentro do sistema e da rede de educação do estado, se constitui em mais um ambiente de produção de conteúdo para chegar às nossas escolas e aos nossos estudantes e professores, através da TV Educa Bahia. É um canal e um instrumento de realização de atividades informativas e educativas, tanto para os nossos estudantes, quanto para o professor e trabalhadores da educação”.
Essa será a maior reforma desde a inauguração do espaço. Entre as melhorias do projeto de requalificação estão a instalação de novas poltronas, iluminação, refrigeração e sonorização. Além disso, serão construídos novos camarins, sanitários, foyer e um novo café para atender ao público que frequentará o local.
“Estamos aqui para agradecer ao governador Jerônimo, porque foi na gestão dele como secretário de Educação que apresentamos a proposta de reforma do teatro. Esse equipamento tem um grande diferencial que é o fato dele estar completamente integrado a TVE, a Rádio Educadora FM e a TV Educa Bahia, e isso significa que as atividades que vão acontecer aqui dentro não vão chegar não só ao público que frequentar o teatro, mas para quase 13 milhões de baianos que agora conseguem assistir em sinal digital gratuito a tv pública da Bahia, escutar a Rádio Educadora e assistir à TV Educa Bahia. Esse teatro não é do Irdeb, é do povo da Bahia”, afirmou o diretor Flávio Gonçalves.
A obra ainda inclui uma
nova fachada e melhorias na parte externa do Teatro, que será completamente
modernizada com paisagismo e ambientes de convivência para o público. O Teatro
terá condições técnicas para receber qualquer tipo de evento e capacidade para
161 espectadores, sendo adaptado para pessoas com deficiência e demais
exigências de segurança. O investimento total é de R$ 4,5 milhões. A previsão é
que a obra esteja concluída até fevereiro de 2024.
Postar um comentário