VALE EM FOCO

Pacientes acamados sem atendimento odontológico podem ter estado de saúde agravado

 


Um acidente grave, uma doença degenerativa ou algo semelhante que levam pessoas à situação de acamados, muitas vezes por um longo período, além do envelhecimento, são condições que provocam também doenças na boca.   Estudos realizados no Brasil de 2010 para cá, revelam que pacientes acamados domiciliados apresentam problemas de saúde bucal como dor de dente, a cárie dental, os dentes permanentes perdidos, as lesões na mucosa e a doença periodontal, que é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes. Em casos mais leves, é caracterizada pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.


De acordo com a odontologista da Clínica Alencar Saúde, em Petrolina-PE, não receber o atendimento odontológico por estar acamado, pode agravar o estado de saúde do paciente. “A saúde bucal deficiente pode interferir na saúde geral do indivíduo acamado, prolongando o tempo de recuperação ou agravando a enfermidade, ” ressalta Dra. Tereza.


Existe no Vale do São Francisco uma real demanda de serviços odontológicos possibilitando oferecer um atendimento que respeite as prioridades dos indivíduos que estão acamados. “Há necessidade de atendimento especializado domiciliar para a identificação de lesões orais e tratamento clínico. A higiene oral, incluindo remoção mecânica da saburra lingual e limpeza das próteses é capaz de reduzir a gravidade das alterações bucais, na maioria dos casos. Um profissional especializado pode fazer a higiene da cavidade bucal de acordo com as limitações apresentadas pelo paciente acamado, ” destaca Dra. Tereza.

Odontologia Domiciliar

A Clínica Alencar Saúde em Petrolina é pioneira em atendimento odontológico domiciliar. Com um consultório portátil, a odontologista Dra. Tereza Alencar atende pacientes sem mobilidade, idosos e gestantes. “É um equipamento flexível, leve e de fácil instalação que necessita apenas de um ponto de energia elétrica, dispensando os requisitos básicos de um consultório odontológico padrão, por exemplo. Com ele vamos poder ter maiores benefícios no Home Care Odontológico, levando até o paciente domiciliar, ” explica Dra. Tereza.

Doenças mais graves

 Pacientes acamados tendem a desenvolver lesões, que sem cuidados adequados podem evoluir para outras doenças. A mais grave é o câncer de boca.  É importante examinar essas lesões, pois, na maioria das vezes, o câncer de boca é precedido por lesões pré-malignas, facilmente detectáveis em exame clínico de rotina. No Brasil, o câncer bucal tem maior incidência em pessoas com baixa renda, carentes de recursos e de informação.

Assessoria de Comunicação Clínica Alencar Saúde

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem