Na era digital, o uso de novas tecnologias na Rede Municipal de
Ensino tem sido prioridade para a Prefeitura de Petrolina, por meio da
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. A atual gestão tem avançado com
programas inovadores que visam estimular a aprendizagem e criatividade dos
estudantes, como é o caso da implantação do projeto piloto do Minecraft
Educacional, na Escola Municipal Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru. O
uso dessa ferramenta educativa, desde maio deste ano, tem tido grandes
resultados em sala de aula e está atraindo a atenção de diferentes municípios
do Brasil, que querem conhecer o trabalho eficiente.
Prova disso é que esta semana a coordenadora do Núcleo de
Tecnologia Educacional da Seduce, Arlete Reges, e a professora da Escola Walter
Gil, Caroline Amorim, a convite da Microsoft, Big Brain e Megasoft participaram
do evento Educação do Futuro, na cidade de Goiânia, para apresentar o case de
sucesso desenvolvido na unidade de ensino de Petrolina e que vai servir de
inspiração para a educação de Goiás. O evento teve como objetivo apresentar
novos recursos tecnológicos que podem ser utilizados em escolas.
Durante sua participação no evento, as integrantes da rede
municipal falaram dos benefícios advindos do uso do Minecraft como ferramenta
de ensino e reforçaram os grandes resultados educacionais com a implantação do
game no município. “Hoje temos estudantes ainda mais motivados em sala de aula,
atuando como protagonista de sua aprendizagem e tornando o conteúdo
significativo, visto que, o jogo Minecraft Educacional proporciona uma
aprendizagem lúdica e prazerosa. Outro resultado observado foram os grandes
avanços nos níveis de leitura e escrita apresentados pela turma. Nossa
participação nesse evento coloca a nossa rede como referência em educação, por
ser uma das pioneiras no projeto e por estar apresentando resultados bastante
significativos”, destacou Arlete Reges.
Minecraft Educacional
O jogo tem como objetivo, trabalhar os componentes curriculares,
além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e
resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática. A unidade de
ensino beneficiada com o projeto piloto foi a Escola Professor Walter Gil, que
possui um laboratório com 10 computadores. Através do recurso, os professores
aproveitam as várias possibilidades que o game oferece e tornam as aulas mais
divertidas e lúdicas, além de proporcionar habilidades importantes como
autonomia e contato com a tecnologia. O jogo permite ao usuário construir
ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com eles.
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Elaine
Barbosa -
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