VALE EM FOCO

Lourival Quirino, orgulhosamente 'Loreta do Angari'

 


Lourival Alves Quirino, conhecido no meio esportivo e político como “Loreta”, nasceu em Juazeiro (BA), no dia 03 de agosto de 1970, em um bairro formado por uma comunidade de pescadores e lavadeiras com baixa renda que vivem em condições de absoluta vulnerabilidade social, econômica e desprovidos de políticas públicas. Considerado um bairro tradicional, com mais de 120 (cento e vinte) anos de fundado, teve sua ocupação de forma irregular gerando problemas de saneamento básico e infraestrutura.

 

A trajetória de Lourival Quirino não foi diferente das crianças ribeirinhas. Desde o nascimento, seu pai tinha a preocupação com os perigos que o rio oferecia, principalmente os afogamentos. De acordo com Santos, “o pai dele como pescador incentivava a nadar, juntamente com seus irmãos, porque a preocupação era que um deles se afogasse, então o pai jogava eles no rio para aprender a nadar”.

 

Segundo Lourival, "todos os pais, não era só o meu, tinham a preocupação em colocar os meninos para quando chegar uma certa idade, três a quatro anos, levava ao rio para ter um contato. Sempre falavam que era perigoso e não podia ir sozinho. A gente nem entendia na realidade, só que os pais tinham essa preocupação e relacionado a isso, graças a Deus, nunca teve nenhum acidente com morador do bairro Angari, em questão de afogamento, nunca, graças a Deus".

 

Em 2020 Loreta foi eleito vereador em Juazeiro, teve  1.933 votos. Sobre essa nova missão Lourival disse lembrar muito do pai, de como ele gostava de ajudar as pessoas, às vezes sacrificando o convívio com a família e amigos.

 

“Saberei honrar os ensinamentos dos meus pais, que nos deram grandes exemplos de honradez, de amor ao próximo e de dignidade, mesmo com as grandes dificuldades que passamos, mas eles souberam nos ensinar a sermos justos e verdadeiros”.

 

Em menos de 02 anos de mandato, o vereador Lourival Quirino tem diversos projetos nas áreas do esporte, educação, saúde, desenvolvimento urbano. A exemplo do projeto "Karla Naise" que versa sobre os primeiros socorros nas escolas públicas e privadas do município, campeonato de judô, Copa Vela, Campeonato de Natação; indicação de pavimentação de ruas no bairro Cajueiro; criação do dia Municipal das Tradições-Culturais; Circuito Maratona Aquáticas; Dia Municipal do Atleta Paralímpico.

 

Fonte de informações: Joelzio dos Santos Oliveira

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem