A equipe do Procon de Juazeiro realizou nesta segunda-feira (18)
uma fiscalização nas agências bancárias localizadas na Praça Barão do Rio
Branco, área central da cidade, para observar se as instituições estão ou não
atendendo a Lei Municipal nº 1.852/2005, que prevê limite de espera na fila.
Durante a ação, os fiscais recolheram senhas de clientes que
aguardavam atendimento na fila. Das cinco agências visitadas pela equipe do
Procon, a Caixa Econômica excedeu o tempo máximo estabelecido. De acordo com a lei
municipal, o tempo máximo de espera para atendimento é de 15 minutos em dias
normais e de 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados. Os fiscais
constataram que o tempo médio de espera dos clientes na fila com a senha dentro
da agência da Caixa foi de 33 minutos.
O Procon autuou a agência da Caixa, que terá o prazo de 10 dias
para apresentar defesa. Segundo a lei municipal, a agência que descumprir a
norma pode receber advertência, multa e pode ter suspenso o alvará de
funcionamento após a quarta reincidência.
A população que utiliza os serviços bancários aprovou a
fiscalização do Procon de Juazeiro. “É muito importante ter essa fiscalização
sempre, para acelerar e melhorar o atendimento dentro dos bancos”, disse a dona
de casa Maria Sônia Silva.
“Muitas vezes temos outros compromissos e acabamos perdendo muito
tempo na fila esperando atendimento, por isso é necessário ter com frequência
esse tipo de fiscalização dentro das agências bancárias”, completou a cuidadora
de idosos, Edicleide Francisca.
Ação contínua
De acordo com o coordenador do Procon de Juazeiro, Carlos Macedo,
as fiscalizações nas agências bancárias da cidade ocorrem de forma periódica,
mas serão ainda mais intensificadas.
"A fiscalização é de suma importância para evitar que os
consumidores passem pelo constrangimento de ficarem mais tempo do que o
necessário nas filas dos bancos e para garantir o efetivo cumprimento da lei.
Pelo menos uma vez por mês nossa equipe visitará as instituições bancárias do
município para fazer valer os direitos dos consumidores", explicou Carlos
Macedo.
Texto: Edísia Santos – Ascom Procon/PMJ
Fotos: Pedro Angelo – Ascom PMJ
PIOR ATENDIMENTO DO BRASIL - SE CHAMA CAIXA ECONOMICA... UM CAOS, APP DO CAIXA TEM PESSIMO, VAI NA AGENCIA VARIAS VEZES E NÃO TEM SOLUÇÃO.
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