A
Cultura Maker é um movimento que incentiva a ideia de que qualquer pessoa é
capaz de desenvolver soluções práticas para problemas do cotidiano, utilizando
elementos disponíveis e assim, construir o conhecimento ao invés de recebê-lo
pronto. A Prefeitura de Juazeiro, entendendo a importância desse estímulo à
criatividade para crianças e adolescentes, desenvolveu, por meio da Secretaria
de Educação e Juventude (Seduc), um projeto piloto na Escola Municipal
Mandacaru, com uso do método Explorum, que consiste na combinação de
componentes eletrônicos, materiais reaproveitáveis e programação, para
solucionar de forma criativa, problemas do dia a dia.
15
estudantes do 9º ano, da Escola Municipal Mandacaru, participaram de um
projeto piloto com uso do Box Explorum (caixa composta por componentes
eletrônicos básicos), para elaboração de um problema e criação de uma solução.
Durante uma semana, com auxílio da assessoria técnica remota de integrantes da
empresa Explorum Educacional (idealizadora do projeto), e dos articuladores
tecnológicos do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Seduc, os estudantes
receberam informações sobre a linguagem de programação Scratch e prototipagem,
e foram auxiliados na utilização dos componentes do Box.
Considerando
a realidade da pandemia de Covid-19 e o contexto escolar, os alunos
desenvolveram uma “catraca pandêmico”, que controla a quantidade de
estudantes que entram na sala de aula, seguindo o protocolo de escalonamento
adotado pela rede municipal. Os estudantes desenvolveram toda a programação,
através do Box Explorum (que pode ser utilizado sem acesso à internet), e
também construíram o protótipo a partir de materiais reaproveitáveis.
O
aluno Vitor Gabriel da Costa foi um dos participantes do projeto e destacou que
a iniciativa alimenta um sonho futuro. “Eu nunca tinha trabalhado com
programação e gostaria muito de aprender sobre códigos, desenvolver meu próprio
jogo e sistema. Essa iniciativa foi inovadora para mim, ajudou muito, porque
meu sonho é ser programador de jogos e essa experiência já está contribuindo
para o meu futuro. Vou querer conhecer mais sobre programação”, enfatizou o
estudante.
Tecnologia e
aprendizagem conjunta
Os
professores da rede municipal de ensino de Juazeiro também receberam formações,
durante 3 meses, para aprender a utilizar o método em sala de aula, que estará
disponível em 32 escolas municipais a partir do ano de 2022.
A
coordenadora pedagógica da Escola Municipal Mandacaru destacou o aprendizado
conjunto entre professores e estudantes. “A escola abraçou o projeto em nível
de rede e tivemos cinco encontros com os alunos, recebendo assessoria técnica
da empresa e orientação dos articuladores tecnológicos. Nós professores também
recebemos formações para estarmos aqui juntamente com os estudantes, para
estarmos aprendendo. É o momento de todos aprenderem juntos sobre as inovações
tecnológicas”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal
Mandacaru, Claudiane Sena.
Brena
Souza – Assessora de imprensa da Seduc/PMJ
Fotos:
Pedro Angelo
Postar um comentário