Com
a missão de incentivar o empreendedorismo, a Sala do Empreendedor de Juazeiro
está iniciando os trabalhos com uma nova interface. Saindo de um modelo básico
para o avançado, a Prefeitura
Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e
Pecuária (ADEAP) está estruturando o seu atendimento para o digital, com o
objetivo de facilitar a desburocratização dos processos.
De
acordo com um boletim anual do Mapa de Empresas, divulgado pelo Ministério da
Economia, em 2020, o tempo médio gasto em abertura de empresas era de dois dias
e 13 horas. Em 2019, esse índice era de cinco dias e nove horas.
À
frente da ADEAP, o
diretor Carlos Neiva explica que a meta é potencializar a celeridade na
abertura de novos MEI’s, diminuindo ao máximo esse tempo e equiparando-se a
outros setores como o número 1 nesse quesito. Para isso, é importante o diálogo
efetivo entre secretarias, empresários, contadores e sociedade.
“Desburocratizar e respeitar a
lei de liberdade econômica, criando todas as facilidades. Esse é o nosso papel.
A fiscalização vai existir, porém, nesse primeiro momento, ela deve ser
educativa. Sob o comando da prefeita Suzana Ramos, nós queremos desburocratizar
ao máximo; Seguir a lei, mas criar condições favoráveis para aberturas de empresas
e não ficar travando processos”, destaca Neiva.
Serviços ofertados
A
Sala do Empreendedor disponibiliza diversos serviços inerentes ao MEI, como
formalização, alteração e Baixa do Certificado da Condição do Microempreendedor
Individual (CCMEI), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional
(DAS-MEI), Dispensa de Alvará, orientações gerais sobre direitos e deveres do
MEI, Declaração anual do SIMEI e presta atendimento a empresários que pretendem
investir no município.
Além
da ADEAP e do Sebrae, a Sala tem a parceria com o Banco do Nordeste e conta com
os serviços ofertados da ACIAJ, JUCEB, e das secretarias municipais de Meio
Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), da Fazenda (SEFAZ) e Saúde (SESAU),
através da Vigilância Sanitária; Atendimento ao INCRA, Garantia Safra e um
serviço de linha de crédito (ASCOOB).
O equipamento funciona na
sede da ACIAJ/JUCEB, localizado na Praça Dr. José da Silva (ou Praça da
Misericórdia), 303, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.
Texto:
Milena Pacheco
Postar um comentário