VALE EM FOCO

Para todo ano: O amarelo que exala vida

 

A Psicóloga nos falou sobre a importância de falar sobre a prevenção de suicídio.

Por Emaísa Lima

papodiario30@gmail.com¹

 

Neste mês, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, será celebrado o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” (10/09), na vivência do Setembro Amarelo, que é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre este tema, uma prática normalmente motivada pela depressão.

Para falar sobre o “Setembro Amarelo” que a coluna Papo Diário trouxemos a Discípula de Primeiro Ano da Comunidade Católica Shalom, Psicóloga, especializada em: Logoterapia e Análise existencial, UCSAL (Universidade de Salvador-BA); Psicologia Transpassoal, pela Associação Brasileira de Psicologia Transpassoal- Belo Horizonte; Dinâmica de Grupo e Relações Humanas pelo Centro de Dinâmica de Grupo e Relações Humanas-Recife-PE; Criança e Adolescente vítima de violência pela Universidade de São Paulo (USP) e Psicóloga Perita de Trânsito- Centro Universitário (CESMAC- AL), Martha Maria De Albuquerque Veloso.

Afirmamos que a campanha do “Setembro Amarelo” é para ser vivida durante todo o ano, mesmo que ela tem mais evidência em um mês do ano! A vida é o dom mais precioso que Deus deu para cada um de seus filhos. Valorizá-la. Nós do Papo Diário apoiamos está causa! Desejamos que os nossos leitores não se sintam sozinhos e vocês são muito amados! Deus vos abençoe!

 

HISTÓRIA

 

Segundo informações da Associação Catarinense de Psiquiatria, em matéria publicada no portal de notícias católico, da Comunidade Católica Shalom, o “comshalom”, em seu especial: “Como vai você?”- www.comshalom.org/especial-suicidio/ -o movimento do “Setembro Amarelo” começou, pois, em 1994, quando um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.

Já no Brasil conforme informações do sítio eletrônico “Setembro Amarelo”- www.setembroamarelo.org.br/o-movimento/ -isto se trata de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria  (ABP), associando à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar, os monumentos ou pontos importantes, das cidades, com o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

 


[PAPO DIÁRIO: PD] A charada do ano de 2019: Em que momento, causa, circunstância, de minha vida eu devo procurar um Psicólogo?

[MARTHA MARIA DE ALBUQUERQUE VELOSO: MMAV] É importante procurar um Psicólogo sempre que a pessoa estiver sentindo-se incomodada com alguma questão pessoal. Podendo essa questão pessoal ter relação com sua própria vida  ou a vida de  outrem. Mas se  chegou a  você  e algo  lhe incomoda, é  valioso procurar  um Psicólogo que poderá  lhe ajudar a encontrar um caminho de auto conhecimento e descobertas preciosas de sua história de vida ou mesmo melhor compreensão da situação. Isso com certeza  lhe deixará mais fortalecido para enfrentar as  dificuldades que surgiram.

 

[PD] Acreditamos que a vida, a qual é dada por Deus, se trata do dom muito valioso dado por Ele aos seus filhos. É preciso valorizá-la e acolhê-la. Nós queremos saber se existe alguma forma de como lidar com o suicídio?

[MMAV] A pessoa que pratica o suicídio na maioria das vezes não quer,  simplesmente,  acabar  com própria vida, quer  antes de tudo acabar com os  problemas que  vivência. Precisa-se trabalhar com essa pessoa sobre o sentido de sua vida.

Procurando fazê-la refletir não apenas sobre o que ela espera da vida, mas , refletir  muito mais sobre o que a vida, as pessoas que a cercam  esperam dela, isso fará uma grande diferença, essa  mudança  de  paradigma , essa  mudança  na forma  de olhar  a vida, e os problemas, é importante usar uma técnica muito valiosa da Logoterapia que  chama-se a técnica do auto -distanciamento, isso  fará  a pessoa ter uma macrovisão da situação e certamente a fará mudar  de atitude  não mais desejando o suicídio.

 

[PD] Quais são os principais sinais de alerta, que um Psicólogo pode apontar, em relação ao suicídio?

[MMAV] Quando alguém quer suicidar-se certamente ele/ela dá sinais, muitas  vezes  no dia  a dia, pequenos ou grandes sinais, mas  esses  sinais  sempre aparecem. Por exemplo: a pessoa diz “quero morrer” com certa frequência, isso é um sinal importante  que deve  ser levado em  consideração, mas  como a pessoa  fala  isso rapidamente e em baixo som, muitas  vezes é despercebido. Esse é um dos sinais, podendo haver outros igualmente importantes.

 

[PD] A senhora poderia explanar para nós como acontece à prevenção e quais as consequências de uma tentativa de suicídio?

[MMAV] A prevenção é fundamental especialmente cuidando das pessoas nas  suas  fases  da vida, é  muito importante  cuidar  bem das crianças, dar-lhes atenção, amor com limites, elas precisam  disso. Assim como os adolescentes, que vivenciam uma fase de grandes transformações corporais e psíquicas, além de sociais, com perdas significativas, ou seja, perda do corpo de criança, dos pais da infância, etc. Na vida adulta é fundamental o adulto estar o mais realizado  possível, buscando  desenvolver o mais plenamente possível  suas potencialidades.

 

[PD] Em uma visão profissional, por favor, nos diga: Qual o papel da família na prevenção do suicídio?

[MMAV] A família é muito importante na prevenção ao suicídio sem dúvida! E ela precisa sempre estar atenta por que a pessoa  que  deseja  realizar o suicídio  dá  sinais que poderão ser  identificados  antes  do  fato acontecer  e assim  irá  salvar a vida  de  seu ente  querido. Algumas frases podem ser ditas de forma  clara, audível ou  menos  clara, sutilmente, essas frases  poderão ser: “ eu só quero dormir  pra sempre”;“vou deixar  vocês em paz”;“ Eu queria desaparecer”;“ Eu quero morrer” dentre outros.

O problema é que muitas famílias estão muito envolvidas em seus afazeres diários, assoberbados de outras  atividades  e não percebem  quando um membro  de sua família está  passando  por  uma ideação  suicida. Perdendo uma oportunidade  única de ajudá-lo.

 

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, nesta época do ano no “Setembro Amarelo”?

[MARTHA MARIA DE ALBUQUERQUE VELOSO: MMAV] É importante  procurar ajuda nos profissionais de Psicologia, assim como  em outros profissionais que possam apoiar nessas circunstâncias, como padres, conselheiros, pastores. Também podem ser buscado ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família e centros de saúde), pronto socorro e hospitais. A população, ainda, dispõe do telefone gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV), que funcionam 24 horas, o numero é 188.

Para finalizar gostaria de lembrar que Viktor Frankl , o criador da Logoterapia e Análise Existencial deixou-nos uma ideia que considero valiosa  nessas circunstâncias, ao invés de perguntar a si  mesmo  que  posso esperar da vida, mude o foco e pergunte: O que a vida (as pessoas, filhos, família, amigos, pais)  esperam de  você?

 Essa mudança de visão fará grande diferença. Digo isto, por experiência própria, pois quando atendi casos de ideação suicida, obtive êxito quando ajudei a pessoa a fazer a pergunta certa: O que a vida espera  de  você?

 

 

 

            ¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 


0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem