VALE EM FOCO

Papo Diário: A saúde do seu carro

O Engenheiro Mecânico nos falou sobre a sua profissão, a questão tanto da vida útil quanto dos cuidados que devemos ter com o automóvel.

Por Emaísa Lima

papodiario30@gmail.com¹

Fique atento que, no referente aos cuidados com o seu carro, não se trata apenas em abastecê-lo, evitando que os combustíveis adulterados prejudiquem o motor; mas também, ao guardar o veículo, preferindo vagas na sombra e em locais seguros; ou ao lavar, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel.


Embora esses sejam os cuidados mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar todos os meses, com o objetivo de que ele se mantenha em um bom estado por mais tempo. Sendo assim, nobres leitores, a pergunta que não quer calar: como você (caso tenhas um) cuida deste bem? 

Para te ajudar a responder este questionamento, falando mais sobre a vivência do profissional responsável por realizar estes cuidados, e em como lidar com a vida útil de um automóvel, que o Papo Diário, trouxe para uma conversa o palmeirense, bacharel em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Juazeiro da Bahia, o Engenheiro Mecânico e especialista em Manutenção Mecânica de Equipamentos e Veículos Leves e Pesados, Ígor Emanuel Lima dos Santos. 

[PAPO DIÁRIO: PD] O senhor poderia nos dizer em que momento de nossas vidas nós temos de procurar um Engenheiro Mecânico? 

[ÍGOR EMANUEL LIMA DOS SANTOS: IELS] Claro que posso dizer-te! E vários são os exemplos: podendo ser deste o projeto mecânico de um automóvel, uma manutenção mecânica de equipamentos e veículos, um projeto de irrigação com instalação de bombas hidráulicas ou até mesmo um laudo mecânico de equipamentos. A engenharia mecânica está muito presente no dia a dia das pessoas. 

[PD] O município de Petrolina é conhecido, em todo o Brasil, como a terra da fruticultura irrigada, com produção grande, e de exportação, de uva, manga e maçã. Então, levando em consideração as propriedades agrícolas que temos por aqui, por favor, nos elucide: Carro x máquina agrícola: motores a diesel são todos iguais? 

[IELS] Olha o princípio de funcionamento de motores a diesel, em si, são iguais, porém existem carros que possuem motor a gasolina, que utiliza o princípio termodinâmico do Ciclo Otto (é um ciclo termodinâmico idealizado que descreve o funcionamento de um típico motor de pistão de ignição com faísca.) e outros que utilizam os motores a diesel, que utiliza o princípio termodinâmico de Ciclo Diesel [representa o funcionamento de outro tipo de motor de combustão interna: o motor movido a diesel. A principal característica dele é o fato da combustão ser provocada pela compressão da mistura de combustível com o ar (sem faísca)] Já a maioria das máquinas agrícolas utilizam os motores a Diesel. 

[PD] Um dos bens mais importantes é o nosso carro, mas para que ele nos auxilie no dia a dia da forma devida, é preciso estar atento a alguns itens de manutenção. Sendo assim, o senhor poderia fazer uma lista com quais os cuidados temos de ter com os nossos carros? 

[IELS] Devemos seguir rigorosamente o período de trocas de óleos dos veículos, realizar a calibração correta dos pneus, fazer o alinhamento e balanceamento regulamente dos pneus, realizar as manutenções preventivas de troca de itens desgastados conforme a recomendação do fabricante, realizar inspeções mecânicas em itens como freios e suspensão e realizar sempre uma operação correta e segura do veículo. 

[PD] Para que os nossos leitores saibam como proceder e o que fazer diante de: vender/comprar um carro novo, usado ou semi novo? 

[IELS] São situações bem distintas, mas, quando você for vender o seu a carro preocupe-se com a imagem dele em anúncios, como fotos de divulgação, e com a imagem dele quando um candidato à compra surgir, deixando o carro sempre limpo e organizado. 

Quando a situação é inversa e em vez de vender a pessoa quer adquirir um veículo e se esse veículo é um carro seminovo, atentarem-se as condições da pintura no carro pretendido, se pintura apresenta arranhões, “manchas” e diferentes tonalidades de cores na sua lataria. Verificar também a documentação do veículo, se ele possui multas em aberto, se o seu IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) está quitado e se esse veículo possui alguma restrição no órgão de trânsito responsável. 

Outra dica é se informar sobre intervenções mecânicas realizadas no veículo, quando foi à última troca de óleo, troca de correia dentada e quais os problemas o veículo apresentou durante o período em que foi utilizado pelo vendedor ou atual dono do carro. 

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que o senhor deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância de se ter cuidado com o nosso carro? 

[ÍGOR EMANUEL LIMA DOS SANTOS: IELS] Aconselho a todos a realizarem as manutenções preventivas dos veículos, vendo que isso não é só “um gasto financeiro” e sim um zelo pelo bem, além de ser uma forma de prolongar a vida útil do equipamento e com essas ações preventivas básicas ter a condição de utilizar o veículo com a sua capacidade máxima de operacionalidade. 

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

 

 

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem