Por Emaísa Lima
Com o surgimento, e o
despontamento, da Área da Tecnologia da Informação, começou a se exigir um
profissional extremamente tecnológico, que tivesse foco em execução e
gerenciamento de projetos; seja uma pessoa criativa e flexível, não engessada,
rígida; esteja disposto a sair de sua zona de conforto; tenha/viva um bom
relacionamento interpessoal; esteja se atualizando constantemente; tenha visão
estratégica e global do negócio.
Isto é, o profissional da
Área da Informática, em especial, aquele que é Licenciado em Computação, tem
por objetivo o de formar professores com uma visão tecnológica neste campo,
capazes de atuar nos ensinos Fundamental e Médio e na Educação Profissional em
cursos técnicos de Nível Médio. E para falar mais sobre este assunto, que a
Coluna Papo Diário, trouxe a Professora de Computação e Colaboradora da
Coordenação Pedagógica da Academia Hacktown; Especialista em Formação Docente
em Educação a Distância (ESAB); Licenciada em Computação pelo Instituto Federal
do Sertão Pernambucano – (IF/PE Campus Petrolina); Willmara Marques Monteiro.
A profissional ainda tem
experiência na área de Ciência da Computação, atuando nos eixos de Robótica
Educativa (que é a inserção, construção de robôs na Área da Educação. O foco é
ensinar conteúdos didáticos utilizando robôs), Informática Aplicada a Educação,
Design Thinking (se trata do conjunto de ideias para abordar problemas,
relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e
propostas de soluções.) aplicado a Educação, Aprendizagem Baseada em Jogos e
Gamificação (é a aplicação de elementos e mecânicas de design de jogos em
outros contextos, que não são jogos eletrônicos.).
[PAPO DIÁRIO: PD] Ainda
sobre inovações tecnológicas, por favor, nos diga, dentro de tudo que vives
profissionalmente, ou a partir de uma opinião pessoal, as mudanças, ou
evoluções, constantes na tecnologia ajudam ou dificultam a inclusão e
aprendizado do homem?
[WILLMARA MARQUES
MONTEIRO: WMM]: Acredito que as inovações
tecnológicas vem, a meu ver, para somar, para auxiliar no processo de ensino de
aprendizagem e na inclusão humana. No entanto, um dos erros que acontecem é
acharmos que elas resolveram tudo, com um passe de mágica, as dificuldades
concernentes ao aprendizado de um indivíduo.
As inovações tecnológicas, sem aplicação bem
planejada, não surtem o efeito desejado. O profissional que usa tecnologias
digitais, da Área de Computação, precisa ter sempre em mente: “ensinamos com e
sobre máquinas, mas não para máquinas”.
[PD] Dentro da sua
vivência profissional aqui no Vale do São Francisco, que é conhecida como
“Terra da Fruticultura Irrigada”, como está à vivência e construção Software e
de Tecnologia?
[WMM] Costumo de dizer que existem tecnologias
para as coisas mais improváveis, tudo que pesquisamos, possivelmente terá um
recurso digital sobre isso.
Na Área da Educação não é diferente. Segue uma
pequena lista, de algumas que utilizo em sala de aula:
Kahoot: sistema de criação de quizzes (testes)
baseado em jogos. As perguntas são projetadas no datashow (Sistema multimídia
ou aparelho para projeção que, com o auxílio de um computador, apresenta
informações, slides, mensagens, vídeos ou textos numa tela apropriada.) e os
alunos respondem usando o seu computador.
Quizizz: Parecido com o Kahoot, mas usa um ambiente
“gamificado” (aparência de jogo) e “memes”(é um termo criado pelo escritor
Richard Dawkins cujo significado é um composto de informações que podem se
multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais como, livros.), o que
torna o processo de aprendizagem ainda mais divertido.
Google Sala de Aula: uma sala de aula on-line, onde
podem ser compartilhadas informações, atividades com sua turma.
Scratch: ambiente de programação que permite a
criação de jogos e animações.
Destaco que uso outros mais específicos para a computação, mas estes citados podem ser usados por professores de qualquer área. São muitas opções que podem ser usadas em sala de aula e que podem trazer o esperado dinamismo, engajamento dos alunos.
[PD] Este questionamento
é para elucidar a curiosidade dos viciados de plantão: Algumas dicas de “Detox
Virtual” vindas de uma profissional da Área Tecnologia?
[WMM] Sobre o “Detox Virtual”, acho que a grande
dica é nos policiarmos, pois quantas coisas, nós perdemos do “real” ao ficarmos
tanto tempo no “virtual”? Já disse que a linha entre os dois é bastante
delicada e dessa maneira, há necessidade de um equilíbrio.
Nada de trocar as relações sociais, pessoais e
familiares por horas a fio em frente a uma tela. Outra dica é observar as
consequências físicas. Quantas pessoas não reclamam de dor nos olhos, na
coluna, problemas no sono?
É preciso averiguar se isso está relacionado ao uso
excessivo das tecnologias. Em resumo, como dizem os mais velhos, “tudo de mais
é veneno”. Precisamos de um equilíbrio.
[PAPO DIÁRIO: PD] Nós
gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves,
dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância de se
ter cuidado com o nosso computador?
[WILLMARA MARQUES
MONTEIRO: WMM]: Gostaria de agradecer
este momento! E finalizo dizendo que o computador, com certeza, já uma parte do
corpo de muitas pessoas e uma ferramenta essencial para nossas tarefas diárias.
Dessa maneira, precisamos cuidá-lo com carinho.
Segue umas dicas:
- Jamais deixe o seu computador (notebook), horas a
fio, carregando na tomada;
- Não navegue ou abra links suspeitos, os mesmos
podem infectar o seu computador;
- Evite guardar o computador ligado;
- Não deixe perto de poeira ou de líquidos;
- Use antivírus (ou antimalwares são programas
desenvolvidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros
tipos de softwares nocivos ao sistema operacional).
¹O Papo Diário,
semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais
dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde,
com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas,
fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema.
Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.
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