A Docente nos falou sobre a importância, não apenas de se falar/escrever bem, mas do papel do Professor dentro da Educação.
Por Emaísa Lima
papodiario30@gmail.com¹
Já pensastes, leitores, em aprofundar seus conhecimentos, ou até melhorá-los, na nossa língua materna: o Português? Sim ou Não? É preciso aprender, ou reaprender, uma coisa nova por dia! Defendemos que você deveria aproveitar este período em que estamos e estudar! Exercitar o seu cérebro! Isto é, extremamente, importante e nos estimula a sair de nós mesmos, proporcionando, nos estimulando a sermos a diferença no mundo!
Sem mencionar que nos possibilita a garantir melhores posições, tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional, nos elevando a patamares! Lute por você! É para este assunto, que o Papo Diário, fez um bate papo, com a profissional da Área da Educação, Especialista em Letras / Português Literatura Brasileira, que atua no Ensino Fundamental II, Ensino Técnico e Ensino de Pós Graduação, Poliana Santos.
[PAPO DIÁRIO: PD] Responda-nos: Se fostes a Professora Geral da Nação, de Língua Portuguesa, aqui no Brasil, qual seria sua aula amanhã?
[POLIANA SANTOS: PS] Nossa! Ministraria uma aula a Respeito da Importância e Valorização Linguística em nosso país.
[PD] A senhora como docente da disciplina de Português, por favor, pode nos dizer quais são os dilemas e os desafios de quem é um dos principais responsáveis por nos ensinar a nossa Língua Materna?
[PS] Primeiramente a falta de interesse por partes de alguns alunos. Também não posso esquecer que estamos frente à mudança contínua, no que se refere ao valor educativo.
Vivemos numa era tecnológica em que a influência midiática tem um grande valor, principalmente para o público infanto-juvenil. São poucos os alunos que trocam um jogo, um vídeo do YouTube por uma leitura diária de um livro.
[PD] Para uma Professora de Português, em seu cotidiano, não apenas de salas de aula, mas de vida também, por obséquio: poderia fazer uma lista dos cinco piores erros em nossa Língua Portuguesa?
[PS] Sim. Muitos são os erros provocados na nossa escrita, entre eles estão: “a gente vamos”, “menas”, descriminar/discriminar, perca/perda, onde/aonde, entre outros. Ter o domínio da nossa língua mãe não é fácil!!
[PD] No que concerne ao uso do Português, por favor, nos esclareça: Atualmente as mídias digitais demandam o domínio dos diferentes tipos linguagens, ferramentas e procedimentos. Como a escola pode utilizar bem as novas tecnologias?
[PS] Eu defendo que o uso da tecnologia na Educação deve ser empregada para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos, uma vez que a nova geração tem um domínio e acesso tecnológico e a escola precisa estar inserida e atribuindo aulas expositivas, cobrando mais pesquisas com o uso dessas mídias para que os alunos identifiquem-se melhor e aprendam de forma mais prazerosa.
[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de ser Professor e de utilizar o Português corretamente?
[POLIANA SANTOS: PS] Ser Professor é acreditar em um mundo melhor!! Na melhor forma de aprendermos e dominarmos nossa língua é praticando à leitura! Não é mito, já que ela nos transforma!!
QUARENTENA
Trata-se de uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas, com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus. Quanto menos seres humanos circulando, menos o vírus se espalha pela população.
¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.
PAPO DIÁRIO
Coluna sobre à Área de Saúde presente no Jornal O Diário da Região (Juazeiro-BA)
Postar um comentário