A profissional de Personal Branding falou que a consciência de si é a base da mudança humana e do crescimento para transformação de vida do homem, que deseja sair do estado em que está e buscar algo bem melhor.
Por Emaísa Lima
Alô terráqueos, se liguem, neste aviso importantíssimo: todo o planeta Terra está passando por um momento delicado! E o nosso país adotou a quarentena, isto é, seguimos uma das principais medidas restritivas, com orientações e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de combater a proliferação da transmissão do novo Coronavírus.
Este fato permitiu que tudo, inclusive a nossa própria mente, responsável por, produzir e gerenciar, as nossas emoções e sentimentos, entrassem, em alguns casos, em pura crise, gerando em nós: medo, angústia, ansiedade, dentre outros distúrbios. Tal bagunça sentimental permite com que a nossa Inteligência Emocional (IE) entre em colapso e nós nos percamos dentro de um redemoinho de afetos.
Sabe-se que uma das grandes vantagens das pessoas com IE- que é dividida em autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação; empatia e desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)-organizada, equilibrada e controlada, é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões oriundas da nossa vida diária, seja esta pessoal ou profissional.
Para descobrir sobre como é ser um indivíduo emocionalmente inteligente, aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade, que o Papo Diário, trouxe a Master Coaching pela Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico (Febracis), Certificada pela Unleash The Power Within –Londres-UK, Master Trainer em PNL (Programa cão Neurolinguística- UNIPENSI-CE (Universo do Pensamento Sistêmico), Consultora de Marketing há 20 anos, Aléssia Saluára.
Ela ainda é Formada em Publicidade- Centro Universitário do Vale do Ipojuca ou Centro Universitário UNIFAVIP (UNIFAVIP), Certificada em Planejamento de Marketing- Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), 2 Certificações em Personal Branding- México e São Paulo, Formação em Analista de Perfil Comportamental, Master in Business Administration (MBA que em português significa Mestre em Administração de Negócios) em Gestão Empresarial-FGV(Fundação Getúlio Vargas), Diretora de Marketing da Agência Alto Criativo.
[PAPO DIÁRIO: PD] O Coach é um profissional que lida com a alta performance do ser humano, buscando deixá-lo mais autorresponsável por si e por suas ações no mundo. Para que os nossos leitores possam entender: Vocês são os “Guias do Parque de Diversões”, se assim podemos compará-los, ou seja, pegam todas as emoções do homem, com todas as suas imaturidades e inconstâncias, e as deixam em linha reta e fecunda. Como você define naquilo que trabalhas?
[ALÉSSIA SALUÁRA: AS] Bom, na verdade o conceito da Autorresponsabilidade é a principal ferramenta de um Coachee (cliente), este termo desenvolvido pelo Dr. Paulo Vieira, o maior Coach do Brasil, meu grande e maior mentor, representa claramente que não podemos nos vitimizar, mas que devemos sim, impulsionar nossa carreira de forma sistêmica e assertiva, assumindo o controle do nosso destino, tomando as rédeas do nosso futuro.
O Coach ele é um profissional que busca mostrar ao mundo, que é possível sim, ter uma vida esplêndida, mas isso não quer dizer, uma vida sem dificuldade, porém uma vida resiliente, onde assumimos nossos desafios corajosamente e com inteligência emocional.
[PD] Em sua opinião, pessoal e profissional: É possível afirmar que todas as nossas emoções influenciam, de forma direta, nas tomadas de nossas decisões, nos nossos relacionamentos e até em nosso trabalho. Logo, é preciso que eu aprenda a entender e aplicar os pilares da Inteligência Emocional?
[AS] O que influencia minha decisões são as minhas crenças. Estas crenças são formadas através de tudo que vi, ouvi e senti ao longo da minha existência, desde mesmo da minha concepção. Precisamos desvendar estas crenças e ressignificar todas elas. As crenças definem quem somos, elas influenciam nossas emoções e as emoções mal gerenciadas podem destruir nosso futuro.
[PD] Diga-nos, em sua opinião: O Vale do São Francisco está preparado para a presença do Coach em sua realidade de vida?
[AS] Sim [sic] é preciso ter cuidado com quem contratamos como nosso Coach, vendo no Coach se aquilo que ele prega é o que ele tem como resultado. Isto é essencial, congruência. Com esta chuva de profissionais na área não podemos contratar qualquer um, mas aquele que de fato vive o êxito diariamente e serve de exemplo ou inspiração.
[PD] Falando sobre os seus clientes, tanto no Vale quanto em outras localidades, gostaríamos de saber, se possível, sem nomes, qual/quais a/as reação/reações dele/deles à seguinte pergunta: Qual é sua Missão de Vida, o que te inspira a viver?
[AS] Como Personal Branding retrato o meu mais novo cliente, ele tem a congruência entre o que sabe fazer, o que vive e o serviço que vai prestar. Isto me deixa muito feliz e realizada. Ver alguém que antes de querer ser algo para outrem, já é para si mesmo. Minha missão de vida é ver pessoas com propósito apresentando sua marca para mundo e transformando a inércia em atitude, sonhos em realidade, ódio em amor, vida e energia, sendo uma marca pessoal que muda o mundo ao redor.
[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que a senhora deixasse algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de ser Empreendedor?
[ALÉSSIA SALUÁRA: AS] Minha dica é simples: Escutem os seus sonhos, olhem-se com amor e percebam que estamos neste mundo para termos tudo que sonharmos ter. Peço que todos os dias dediquem tempo a leitura, tempo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, nem que seja por 15 minutos ao dia.
Assistam filmes de histórias de sucesso, vejam vídeos estimulantes sobre crescimento e alta performance, confiem em si mesmo e avante, nunca pare. Seja imparável, não ouça os outros que te bloqueiam, apenas siga.
Leiam também: Milagre da Manha, Poder da Ação e Pense e Enriqueça, enfim, se entreguem a esta arte linda que é viver e aprender!
QUARENTENA
Trata-se de uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas, com o objetivo de diminuir a disseminação do vírus. Quanto menos seres humanos circulando, menos o vírus se espalha pela população.
Postar um comentário