VALE EM FOCO

Papo Diário: A saúde financeira do seu bolso

O Quarteto Fantástico da Contabilidade respondeu, sem arrodeios, de forma direta e precisa, sobre os questionamentos mais pertinentes sobre Saúde Financeira e em como lidar com os malabarismos que fazemos para pagar as nossas contas diárias.
Por Emaísa Lima

A (s) pergunta (s) que não querem calar: Você sabe lidar com dinheiro? Já parou para pensar em como anda a sua Saúde Financeira? E a sua organização ou desorganização em seu Planejamento Financeiro está afetando o seu psicológico e complicando, ainda, o andamento de suas relações profissionais, pessoais e afetivas?

Se, alguma das suas respostas, aos questionamentos, citados acima, foi negativa, nós vos parabenizamos, pois tens consciência e valor de quanto vale o seu dinheiro, somado a estabilidade de sua Saúde Mental e vivência tranquila das suas relações emocionais. Agora, caso, se a sua resolução for positiva, é preciso preocupar-se, estudar a raiz da sua desorganização financeira, trabalhar em ti a reeducação financeira, dentre outras ações que vos ajudem a sair disto.

Para ajudar-te a entender o que é e como está a sua Saúde Financeira que o Papo Diário, fará um bate papo, com quatro profissionais da Área Contábil, as quais são empresárias contábeis, sócias da mesma empresa, a Conpel Contabilidade, da/na Região do Vale do São Francisco, as Contadoras, Andreza Lopes (CRC PE-029490-O-8), Ingrid Luna, Jessica Lopes e Midian Amorim.

[PAPO DIÁRIO: PD] Podemos afirmar que: “A Saúde Financeira se assemelha ao cuidado com a nossa Saúde Pessoal”?

[MIDIAN AMORIM: MA] Com certeza, as finanças estão diretamente ligadas aos problemas que afetam nosso corpo, como: o estresse, a preocupação, os transtornos de impulso, que acompanham constantemente o medo de entrar no vermelho, o que acaba mexendo com o emocional e consequentemente prejudicando a saúde pessoal. Inclusive no Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de algumas capitais, que já oferecem e encaminham pessoas com dívidas que não conseguem parar de gastar, para tratamento do tal transtorno.

[PD] A moda é ser uma pessoa visionária, isto é, um Empreendedor. A partir de que momento vocês estabelecem uma relação com eles?

[JESSICA LOPES: JL] O momento inicial de contato geralmente é anterior ao processo abertura da empresa. Onde se é explanado sobre a atividade pretendida, melhor regime tributário, e todas possíveis dúvidas dos empreendedores e a partir de então o contador se torna o maior aliado do empreendedor.

[PD] As senhoras, por favor, poderiam nos explicar, no que se remete ao deixar no nosso dinheiro render, o porquê nós devemos buscar o combate do endividamento pela causa, não pelo efeito?

[MIDIAN AMORIM: MA] Ao economizar dinheiro você pode realizar investimentos ainda maiores e com melhores retornos.  Uma boa reserva deve servir para cobrir os gastos básicos de pelo menos alguns meses, acabando por combater algum endividamento esporádico que possa acontecer, ou seja, em qualquer um dos casos, você tem várias opções: endividar-se para comprar ou poupar primeiro, reduzir as suas dívidas e gastar o dinheiro.

Não importa qual é a sua decisão, mas você deve ter um plano para ter dinheiro no futuro, de forma a conseguir sobreviver caso tenha algum problema ou fique desempregado.

[PD] As senhoritas, por obséquio, poderiam nos contar, se possível, partindo das suas opiniões pessoais, quais às situações/momentos em que as pessoas, nos dias de hoje, tem/apresentam descontrole financeiro e terminam parando no Serviço de Proteção ao Crédito?

[INGRID LUNA: IL] O que leva uma pessoa ao endividamento e a inadimplência, basicamente é gastar mais do que se ganha. Em nossa opinião, os principais pontos do descontrole financeiro e que acabam acarretando na negativação do nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)/SERASA (Serasa Experian) são: Insuficiência de uma educação financeira, falta de planejamento, compulsão, e um dos principais “vilões” para quem não tem esse controle são os parcelamentos.

[PAPO DIÁRIO: PD] Nós gostaríamos, por favor, que vocês deixassem algumas dicas (curtas, breves, dinâmicas, rápidas e diretas), aos nossos leitores, sobre a importância, atualmente, de se ter uma boa Saúde Financeira?

[ANDREZA LOPES: AL][INGRID LUNA: IL][JESSICA LOPES: JL][MIDIAN AMORIM: MA]: Agradecemos primeiramente ao seu convite, de estar aqui, neste espaço, por meio da Coluna Papo Diário, mais precisamente a Jornalista Responsável, Emaísa Lima. Esperamos ter atendido as expectativas e sanado as possíveis dúvidas dos leitores.

Uma boa Saúde Financeira é um dos pilares do nosso bem-estar. Tenha em mente a importância de ter um Planejamento Financeiro, buscando manter o padrão de vida sempre abaixo da sua realidade financeira; não abuse do cartão de crédito; defina bem suas prioridades. É fato que se educar financeiramente não é fácil, mas é possível!

Tudo isso requer responsabilidade, compromisso e dedicação, e não só por um pequeno período de tempo. É uma tarefa constante!

  

¹O Papo Diário, semanalmente, terá o intuito de esclarecer, trazendo de uma forma mais dinâmica, leve e descontraída, assuntos que sejam relacionados à Área da Saúde, com profissionais especializados, por meio do uso de perguntas e respostas, fazendo com que os nossos leitores fiquem mais conscientes sobre este tema. Participe/colabore: papodiario30@gmail.com.

0 Comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem