Durante uma live em sua rede social nessa segunda-feira (23), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou a suspensão do São João por tempo indeterminado.
Miguel Coelho, que está muito preocupado com a população disse que a saúde será mantida como prioridade e tomou essa decisão anunciando no Instagram por conta da pandemia do COVID-19, o popular coronavírus. Suspendeu também serviços de moto-táxi, velórios serão restringidos para apenas 10 pessoas e anunciou que o dinheiro que seria usado no São João serão direcionados para a saúde.
No cenário atual, muitas são as dúvidas que surgem diante a proliferação dos vírus da Covid-19 (coronavírus) e da H1N1 (gripe do tipo influenza A). Nesse momento, algumas medidas profiláticas são essenciais para conter o avanço das doenças. Com o intuito de alertar e informar a população, a Prefeitura de Petrolina tem divulgado, diariamente, diversas ações simples, mas de enorme eficácia para todos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adoção de recomendações das instituições oficiais de saúde do Brasil são a principal forma de reduzir o contágio das doenças. Em caso contrário, de acordo com observação da evolução dos casos no país, estima-se que o número de casos do coronavírus dobre a cada três dias, agravando ainda mais o quadro da pandemia.
Confira as principais medidas de prevenção contra a contaminação com coronavírus e influenza A:
- Lavar bem as mãos, os dedos e as unhas com água e sabão.
- Higienizar as mãos antes de tocar o nariz, os olhos ou a boca.
- Evitar beijos, abraços e apertos de mão.
- Usar as máscaras descartáveis somente em caso de estar acometido de gripe ou das doenças em questão.
- Proteger os idosos evitando contato.
- Lavar bem verduras, legumes e frutas com água e sabão.
- Em caso de inviabilidade da lavagem das mãos, usar o álcool em gel.
- Higienizar com álcool em gel objetos de uso pessoal (por exemplo aparelhos celulares)
- Permanecer em isolamento social e sair somente em caso estritamente necessário e urgente.
- Manter um metro de distância de outras pessoas, principalmente, em ambientes fechados, evitando aglomerações.
- Evitar permanecer em filas em que não seja respeitado o limite de um metro de distanciamento de cada pessoa.
- Evitar ir a bares, restaurantes ou ainda realizar confraternizações.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal (a exemplo de copos, talheres).
Em caso de dúvidas, as pessoas também podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município de segunda a sexta-feira, através do telefone (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina, (87) 98100-1883. Já o (87) 98841-0800 é número para o plantão nos finais de semana. Mantenha sua higiene em dia e permaneça em casa, longe de grandes aglomerações. Não repasse notícia falsa, é crime.
Postar um comentário